Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Av. Mário Ypiranga

Faixa de trânsito confunde pedestres e motoristas em Manaus

Faixa fica localizada na avenida Mário Ypiranga, e acumula histórico de acidentes



11ECB3CC-1236-4B2E-BBFE-DEE382D40A19_1E45AA8A-030A-45BE-B369-DFC6E7914655.jpeg Foto - Alex Gomes (Tv Acrítica)
15/10/2020 às 20:19

Atravessar na faixa de pedestre é a forma mais segura de seguir de um ponto ao outro em uma avenida movimentada e evitar qualquer tipo de acidente. Porém, o que fazer quando a faixa não te leva a lugar nenhum e você continua correndo risco?  Isso é o que acontece diariamente em plena avenida Mário Ypiranga, na Zona Centro-Sul de Manaus. 

“Talvez só um semáforo possa resolver isso, não adianta ter faixa se os motoristas não param”, diz a diarista Rosivalda Almeida. Ela conta que precisa atravessar a Avenida Mário Ypiranga em sentido à Avenida Maneca Marques e perde pelo menos cinco minutos pra fazer o trajeto em segurança.



Rosivalda Almeida perde pelo menos 5 minutos diariamente para fazer à atrevessia com segurança | foto: Jhonatas Souza - A Crítica

Motoristas imprudentes

Para quem circula pelo local diariamente, um dos principais problemas são os motoristas imprudentes, de acordo com o engenheiro Afonso Lima, 60. “Motorista não obedece, a pessoa faz sinal e ele não para. Existem áreas por aqui que falta mesmo sinalização, agora em outras o que falta é consciência", explica a Rosivalda.

Um motorista da linha 358 do transporte coletivo, que preferiu não se identificar, conta que já viu diversos acidentes no local e os culpados, segundo ele, são sempre os motoristas. “Eles passam aqui com tudo, não tem respeito. Eu mesmo já parei para alguém atravessar, e o carro do lado passou com tudo”, disse.

O doutor em engenharia de trânsito, Geraldo Alves, explica que uma simples sinalização resolveria o problema. “O órgão responsável deveria apenas colocar uma sinalização na parte mais perigosa, além disso, alguns alertas para os motoristas”, afirma o doutor.

Andando mais um pouco pela avenida Mário Ypiranga, podemos encontrar mais reclamações sobre o mesmo problema de falta de sinalização.

Um usuário do transporte coletivo conta que se arrisca todos os dias para atravessar. “Só tem faixa perto da Assembleia (Legislativa), depois disso, tem que se arriscar, porque não tem faixa”, disse o zelador Elizeu Xavier, que trabalha em um condomínio localizado na mesma avenida.

O que diz o IMMU

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU ) informou que o objetivo da faixa de pedestre é dar maior segurança na travessia na Avenida Mário Ypiranga.

Ainda de acordo com o órgão, a faixa atende os pedestres que se deslocam da Avenida Maneca Marques em direção à Rua Aderson Veras e Avenida Darcy Vargas e vice versa. Eles informam que a travessia é realizada em dois estágios: um estágio na Avenida Mário Ypiranga e outro estágio em uma das duas alças da Avenida Maneca Marques, sendo uma travessia sinalizada e outra travessia não sinalizada, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.