Sábado, 20 de Julho de 2019
INFORMAÇÃO FALSA

Fake news: Seap desmente boato de fuga em massa de presos no Compaj

A secretaria informou que a ocorrência se tratou de uma tentativa de que celulares entrassem na unidade prisional, localizada no quilômetro 8 da BR-174. Nenhum preso fugiu



compaj_2_2B17EA52-8B28-4B9F-A827-30494595791B.JPG A Seap logo desmentiu a ocorrência no Compaj (Foto: Arquivo AC)
23/12/2018 às 09:53

As vésperas do Natal, um boato de uma fuga em massa de presos do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) gerou medo entre moradores de Manaus nesse sábado (22).

A falsa notícia, logo foi desmentida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que informou que a ocorrência se tratava na verdade, de uma tentativa de que celulares entrassem na unidade prisional, localizada no quilômetro 8 da BR-174.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) foi acionada por volta das 21h, quando solicitou que militares da Força Nacional, do Comando de Policiamento Especializado (CPE), fizessem varredura em volta da unidade prisional.

Aparelhos foram arremessados pela área externa da cadeia, e um dos presos do pavilhão 2, teria serrado uma grade e apanhado os dois pacotes, contendo 10 telefones. Os materiais foram apreendidos e um preso detido. No entanto, nenhum dos detentos fugiu da unidade prisional. 

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vem a público esclarecer que a ‘informação’ a respeito de uma fuga no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), na noite de sábado (22/12), não coincide com a verdade, fato este, propagado de forma irresponsável em grupos de redes sociais e por uma emissora de rádio local. A imprudência da informação veiculada, poderia ter comprometido a segurança do sistema prisional, bem como, causar alarde entre os familiares dos internos. 

A Seap esclarece ainda, que por volta das 21h30 de ontem (sábado), um interno serrou as grades da cela 216, no pavilhão 1 do Compaj, para tentar pegar dois pacotes contendo dez aparelhos celulares, que foram arremessados para dentro da unidade prisional. Acionados, por meio das imagens do circuito integrado de câmeras e do alarme, agentes da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) em plantão na unidade e da equipe de segurança de pronta-resposta da unidade prisional, detiveram o interno enquanto o mesmo caminhava para pegar os pacotes que estavam próximos a muralha. 

Ainda ontem, a equipe de manutenção do Compaj realizou a soldagem das grades da cela. A direção do Compaj vai apurar as circunstâncias que levaram o interno a praticar tal ato. Ele e outros nove internos que estavam alojados na cela, foram encaminhados para área de isolamento da unidade prisional e serão submetidos ao conselho disciplinar. O suspeito que teria lançado os pacotes não foi identificado e encontrado na área do entorno da unidade prisional.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.