Falso médico peruano é preso acusado de extorquir pacientes com câncer em Manaus
De acordo com o delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), o homem cobrava R$1,5 mil pelo tratamento, que incluía a aquisição de remédio fabricado por ele mesmo e benefícios do SUS

O peruano Luís Fernando Ruiz Lozano, 63, foi preso nesta terça-feira (19), foi preso em cumprimento a mandado de prisão acusado de falsificar identidade de Médico e extorquir pacientes em tratamento de câncer.
De acordo com o delegado do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Guilherme Torres, o homem vendia a esperança da cura do câncer. Ele cobrava R$1,5 mil pelo tratamento, que incluía a aquisição de remédio fabricado por ele mesmo e benefícios do Sistema Único de Saúde (SUS).
"Fomos procurados no dia 2 deste mês pela esposa de uma destas vítimas e após ouvi-lo iniciamos as investigações. Este senhor agia de ma fé, se aproveitando dos momentos difíceis pelos quais estas vítimas estavam passando. As promessas eram falsas inclusive nenhuma das vítimas nunca chegou a receber nada em relação aos benefícios prometidos", destacou Torres.
A prisão do infrator ocorreu na casa dele, localizada na rua Pablo Alves, no conjunto Ouro Verde, bairro Coroado, zona Leste. No momento da prisão foram apreendidos diversos objetos que comprovam a prática ilegal da medicina. "Ele tem um certificado do Peru, mas não tem autorização para exercer a medicina aqui. Vamos continuar as investigações para identificar mais vítimas e inclusive saber se este certificado dele é verdadeiro", ressaltou.
O homem já tinha sido preso em 2013 pelo mesmo crime. Ainda segundo o delegado, existem sete boletins de ocorrência contra o peruano. A reportagem o estelionatário disse que não praticava medicina em Manaus e que só dava orientações as pessoas que o procuravam.