Terça-feira, 22 de Outubro de 2019
Manaus

Falta de cela faz polícia improvisar 'detenção' em Manaus

Ladrão ficou algemado em parte da estrutura metálica montada para atender ocorrências enquanto DIPs estão em construção



1.jpg O preso que estava na cela improvisada, Jecimiel da Silva Vinete Junior, disse que ia roubar para comprar droga
02/08/2012 às 07:24

Após roubar uma bicicleta e ser espancado pela população no conjunto Eldorado, bairro Parque 10, Zona Centro-Sul de Manaus, Jecimiel da Silva Vinete Junior, 24, foi obrigado a ficar algemado em um corrimão do lado de fora do 23º Distrito Integrado de Policia (DIP), que funciona em um contêiner e não possui cela para abrigar os presos. Mesmo com vários hematomas e escoriações pelo corpo, ele permanceceu algemado por cerca de duas horas.

De acordo com um policial militar que pediu para não ter o nome revelado, não há espaço dentro do contêiner para abrigar os presos. “Como não temos espaço, somos obrigados a deixar do lado de fora, com algemas, para eles não fugirem”, afirmou o PM.



De acordo com o secretário executivo adjunto do programa Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, esse procedimento é totalmente irregular, já que o correto é, após a prisão em flagrante, o acusado ser levado imediatamente para o Instituto Médico Legal (IML), para realizar o exame de corpo e delito e, em seguida, ser encaminha à cadeia pública. “Neste caso, o correto seria ter levado o acusado ao hospital para ver os ferimentos e depois realizar esses procedimentos”, explicou.

O secretário também afirmou que vai tomar as medidas cabíveis e apurar o que levou os policiais a deixarem o preso do lado de fora. “Vou apurar os fatos, porque isso não deve, de forma nenhuma, acontecer. Todos os policiais são treinados e sabem disso”, relatou.

Jecimiel foi preso porque roubou de dentro de uma residência R$ 1,5 mil. Segundo o comerciante Alessandro Queiroz, 32, assim que foi flagrado tentando roubar também uma bicicleta, moradores do local correram atrás dele. “Imediatamente muitas pessoas foram atrás dele e conseguiram pegá-lo. Se os policiais não chegasse ao local, ele tinha morrido”, contou. Segundo Jeicimel, o objeto seria trocado por drogas. “Eu sou usuário”, disse.

Temporário
Desde a criação do Ronda no Bairro na Zona Centro-Sul, no último dia 26 de julho, foram criados mais três Distritos Integrados de Polícia (DIP), que já estão em construção para abrigar o 23º, 16º, 22º DIP's. Enquanto isso, contêineres foram adaptados para fazer o atendimentos de ocorrências. Os locais são dotados de gabinete, cartório, banheiro e ducha, mas não possuem celas.











Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.