Publicidade
Manaus
Manaus

Falta de extintor automotivo ABC em lojas e postos de gasolina preocupa motoristas, em Manaus

A resolução da mudança nos extintores foi aprovada em 2009 pelo Conselho Nacional de trânsito (Contran) e passou a vigorar na última quinta-feira (1). 02/01/2015 às 16:23
Show 1
Placas informam que o equipamento está em falta
Luana Carvalho Manaus (AM)

Motoristas que precisam fazer a troca do extintor automotivo BC para o ABC não estão encontrando o equipamento para vender em Manaus. Na manhã desta sexta-feira (2), uma fila de carros se formou em frente à loja Emops, na avenida Constantino Nery, Zona Centro-Sul. O estabelecimento é referência na venda do equipamento, mas amanheceu fechado com uma placa informando que estavam sem extintor veicular.

A resolução da mudança nos extintores foi aprovada em 2009 pelo Conselho Nacional de trânsito (Contran) e passou a vigorar na última quinta-feira (1). A reportagem também procurou o equipamento para vender na Pemaza Auto Peças, mas se deparou com uma placa de que o equipamento havia acabado em duas unidades do grupo. Na loja Somaza Peças e Serviços, na avenida Padre Agostinho Caballero, bairro Compensa, Zona Oeste, o extintor também está em falta.

O encarregado de instalação hidráulica, Elizeu Macedo, 41, é um dos motoristas que precisa trocar o equipamento, mas não encontra para comprar. “Estou procurando desde ontem. Já fui em todos os postos de toda a cidade praticamente, em lojas de auto peças, e não tem”, comentou. 

O vendedor Djalma Lima, 36, dono de uma Kombi ano 2009, afirmou que procurou o extintor em mais de 50 postos de gasolina. Ele tenta trocar o equipamento há cinco dias. “Estou vendo a hora de ser multado. Pois já rodei da zona oeste à zona leste e não tem extintor em nenhum lugar”, reclamou. 

Bastante chateado, o eletricista Sebastião Gomes, 63, também teme ser multado. Ele mora no Japiim, Zona Sul, e disse que agora irá “peregrinar pela Zona Leste”. “Vai ser o jeito tentar procurar por lá. Mas acho difícil. Meus amigos falaram que já acabou em todos os lugares”. 

Quem circular sem o equipamento pode levar uma multa de infração grave de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação de acordo com a  resolução do Contran. O extintor ABC deve ser usado em automóveis de passeio, caminhão, trator,utilitários, caminhonetes, micro-ônibus, ônibus e triciclo automotor de cabine fechada. O equipamento custa entre R$ 60 e 70 reais.

Publicidade
Publicidade