Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Ineficiência das lâmpadas

Falta de iluminação causa transtornos para moradores no bairro Petrópolis, Zona Sul

Moradores da rua Bem-Te-Vi, localizada no bairro Petrópolis, Zona Sul de Manaus, reclamam da precariedade na iluminação da rua



luz.JPG O trecho mais prejudicado é que o compreende ao quarteirão do Inpa (foto: Clóvis Miranda )
01/07/2016 às 21:27

Há mais de uma semana, moradores da rua Bem-Te-Vi, no bairro Petrópolis, na Zona Sul, estão vivendo na escuridão. Isso porque todas as lâmpadas de LED que foram implantadas a menos de um mês, segundo eles, estão sem funcionar. 

O trecho mais prejudicado é que o compreende ao quarteirão do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa) e Bosque da Ciência. 

A CRÍTICA esteve no local e constatou o “breu” que fica na via no período noturno. Os moradores e comerciantes reclamam que a escuridão aumentou a incidência de assaltos e afasta a clientela. 

Dono de um restaurante na rua Bem-Te-Vi, Edimílson Cavalcante disse que o local está perigoso ultimamente. “A gente que trabalha com comércio fica mais vulnerável porque a falta de iluminação atrai assaltantes. Isso nos deixa receosos”, afirmou ele.  

O taxista Braz Nunes explicou que o problema surgiu recentemente, depois que um dos postes da via foi substituído. Desde então, as lâmpadas de LED não ligaram mais. 

“Faz alguns dias que a Prefeitura fez essa troca do poste e de lá para cá, a rua ficou escura porque os lâmpadas não funcionaram mais. O pior de tudo é que tem pouco mais de um mês que toda a iluminação foi trocada aqui”, reclamou o taxista. Anda de acordo com Nunes, a falta de iluminação tem propiciado a ação de bandidos. “Mesmo com iluminação, essa área aqui era tida como perigosa. Agora no escuro, a situação ficou pior ainda”, denunciou Braz Nunes. 

Procurados pela reportagem a Unidade Gestora Municipal de Abastecimento de Energia (UGPM Energia) informou que pode ter ocorrido um problema técnico e que a situação será vistoriada pela pasta. 

Economia

Desde de 2015, a Prefeitura de Manaus tem substituído as antigas lâmpadas de vapor de sódio (da cor amarela) pela de LED (na cor branca) em vários pontos da cidade. De acordo com a UGPM Energia, mais de 20 mil pontos da capital contam com iluminação a LED, o que gerou uma economia de R$ 327 mil por mês na conta da iluminação pública.

“Com o LED, os moradores percebem estar mais seguros, com ruas iluminadas”, explicou o coordenador da UGPM Energia, Rafael Assayag.

Ampliação

De acordo com a Prefeitura, inicialmente, a mera era implantar 14 mil pontos de iluminação a LED na capital.  No entanto, a meta foi ultrapassada, chegando a 20 mil pontos, em função da economia gerada e pelo aumento da sensação de segurança percebida nas comunidades e bairros onde o novo sistema foi implantado até agora.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.