Quinta-feira, 23 de Maio de 2019
SAÚDE

Falta de leitos no Francisca Mendes impede cirurgia de bebê com má formação no coração

Desde o fim do ano passado o hospital na Zona Norte de Manaus está com os dez leitos da UTI pediátrica ocupados e sem previsão de vaga



zCID021801_p01_A8099810-0182-44FE-8BD3-CBBDBEC8A3E0.jpg
Foto: Acervo Pessoal
17/01/2019 às 21:11

O pequeno Lucas Gabriel Andrade, de apenas 21 dias, nasceu com má formação no coração e precisa fazer uma cirurgia urgente. O bebê precisava ser transferido para o Hospital Universitário Francisco Mendes (HUFM), onde a cirurgia deverá ser feita. No entanto, a família do bebê foi informada de que desde o fim do ano passado o hospital está com todos os dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica ocupados (e segue sem previsão de vaga).

Os familiares do recém-nascido desde então se encontram desesperados, pois o retardamento da cirurgia só tem prejudicado a saúde da criança, que teve uma hemorragia cerebral na última sexta-feira (11) e corre risco de ter uma parada cardíaca.

‘’O meu neto já estava fazendo todos os exames pra voltar pra casa no dia 30 de dezembro [de 2018]. Então fez um exame pedido por um cardiologista no dia 4 de janeiro quando foi detectada a má formação no coração. O médico solicitou a transferência para o hospital Francisca Mendes, mas quando fui ver como estava o processo, eu me espantei, pois havia, além do meu neto, mais sete crianças aguardando uma vaga na UTI do hospital. Perguntei o que estava acontecendo porque até o último dia 4 ainda não tinham chamado nenhuma das crianças e a resposta que tive é que só tem 10 leitos. Todos ocupados.  Aí eu pergunto por que os governantes não colocam mais leitos? O meu neto precisa urgentemente fazer essa cirurgia’’, relatou a avó da criança, Silvia Macedo.

Atenção total

Desde o fim do ano passado o bebê está internado no Instituto da Mulher Dona Lindu, localizado na Zona Centro-Sul de Manaus, onde, de acordo com Silvia Macedo, a equipe médica tem feito o possível pela vida do neto dela enquanto não abre uma vaga em um dos leitos da UTI pediátrica do Hospital Francisca Mendes, na Zona Norte de Manaus.

Empenho para mudar a situação

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam) confirmou que o paciente Lucas Gabriel Andrade Moreno está internado no Instituto da Mulher e Maternidade Dona Lindu. A pasta ressaltou que o recém-nascido está recebendo o suporte médico necessário na unidade enquanto aguarda leito de cirurgia no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM).

De acordo com a direção do HUFM, o prazo para que realize a sessão depende da alta dos que já realizaram o procedimento.

Em visita ao HUFM no último dia 4, o secretário estadual de Saúde, Carlos Almeida Filho, destacou que os problemas relatados pela direção da unidade, como a quantidade reduzida de leitos, serão prioridades na nova gestão.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.