Publicidade
Manaus
Manaus

Falta de seis atendentes gera espera de 40 minutos no recadastramento biométrico

Servidores se ausentaram por motivos de saúde. Segundo o TRE-AM, até o fim do mês de junho, nove postos de atendimento com um total de 200 guichês e 500 colaboradores estarão disponíveis para fazer o recadastramento 15/06/2015 às 21:44
Show 1
Eleitores se sentiram prejudicados por conta da falta dos servidores e a demora no atendimento.
Kamyla Gomes Manaus (AM)

A ausência de seis servidores atendentes responsáveis por realizar o recadastramento biométrico em Manaus, nesta terça-feira (2), prejudicou diversas pessoas que foram fazer o recadastramento na Central de Atendimento ao Eleitor do Fórum Eleitoral, na avenida André Araújo, bairro Aleixo. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), o acúmulo de pessoas ocorreu em dois momentos, gerando uma espera média de 40 minutos.

A contadora Cláudia Grangeiro discorda. Ela contou que agendou seu atendimento como pede o TRE. Chegou às 14h45 para ser atendida às 15h, mas saiu do fórum às 17h45, “após três horas de espera no calorento auditório, que tinha um ventilador”, reclamou.

De acordo com o órgão, os funcionários que faltaram por motivo de doença estarão de volta aos trabalhos nesta quarta-feira (3). O TRE-AM informou também que, até o fim do mês de junho, nove postos de atendimento com um total de 200 guichês e 500 colaboradores estarão disponíveis para fazer o recadastramento.

Os trabalhos para o cadastro tem início às 7h30 e vão até às 18h30. O coordenador de logística do tribunal, Leonardo Simão, disse que por conta da falta dos funcionários o recadastramento poderia se estender até depois do horário previsto, mas que todos seriam atendidos.

“Outro problema também para o acúmulo de pessoas de hoje é que muitos eleitores que agendam o recadastramento acabam faltando e isto também contribui para a sobrecarga no trabalho. O nosso sistema, como qualquer outro sistema pode dar um problema temporário, o que acarreta um atraso nos atendimentos”, relatou afirmou.

O coordenador disse também que todos os dias, em média, 1.500 eleitores são atendidos. “Nos postos, trabalham cerca de 31 (funcionários) pela manhã e 31 pela tarde, em torno de aproximadamente 100 pessoas em dois turnos do trabalho. Só hoje, atendemos 1.400 eleitores”, afirmou.

Para evitar que filas se formem, o TRE-AM informa que facilitou o agendamento online para os eleitores que pretendem fazer transferência e revisão dos dados do título do eleitor, junto com a coleta dos dados biométricos. O cadastro pode ser feito por meio do site do órgão.

Após o agendar o atendimento em dia e hora conveniente, o eleitor pode se dirigir até o Fórum Eleitoral. Em breve, o TRE-AM informou que irá abrir 10.000 vagas por dia. O tribunal está preparando um sistema que irá avisar via telefone sobre o recadastramento, na véspera da data, evitando faltas e atrasos dos eleitores.

Publicidade
Publicidade