Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
AJUDA

Família faz campanha para Susam custear tratamento de paralisia cerebral de criança

Giselly, de 5 anos, foi diagnosticada com paralisia cerebral assim que nasceu em Manaus. No ano passado ela já passou por um tratamento custeado pela Susam



crian_a_agora.jpg A criança passou no ano passado de dois ciclos do tratamento (Foto: Divulgação)
12/06/2017 às 13:56

A pequena Giselly Silva de Andrade, de 5 anos, foi diagnosticada com paralisia cerebral assim que nasceu na cidade de Manaus. No ano passado, a criança passou pelo Método TheraSuit (tratamento que potencializa força) com auxílio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam). Agora, meses depois, familiares solicitam novamente o benefício encaminhado pelo órgão. Cada ciclo custa no minímo R$ 12 mil.

A mãe de Giselly, a dona de casa Diane Queiroz da Silva, 34 anos, comenta que até notificou o Ministério Público do Estado (MPE-AM) para solicitar a liberação da segunda fase do tratamento. “A minha filha fez o TheraSuit no ano passado. Ela melhorou muito com os dois ciclos. Antes sempre ficava doente e com isso tudo mudou. Mas ultimamente parece que tudo tem voltado, porque ela está parada em casa. A Susam precisa liberar mais uma fase do tratamento”, disse.



Na época que solicitou o pagamento do tratamento na Susam para Giselly, o órgão ressaltou que na segunda vez seria mais fácil, mas não foi isso que aconteceu. “Pedimos na primeira vez. Eles nos falaram que seria liberado e que na segunda vez seria mais fácil, mas continua sendo complicado demais. Estamos lutando para conseguir o tratamento novamente. Já notificamos o Ministério Público”, comentou a mãe da criança.

A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam os movimentos e postura corporais. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes antes do nascimento.

Diane ressalta que fica preocupada com a situação da filha. “A Susam mandou a gente esperar. Mas está demorando muito. Eu realmente fico preocupada, porque pode prejudicar o tratamento dela. Não tenho condições de pagar. Aqui em Manaus esse tratamento só é oferecido em unidades particulares”, completou.

Tratamento

O TheraSuit é um programa intensivo individual elaborado a partir de avaliação específica e minuciosa para a identificação dos reais déficits do paciente. O treinamento potencializa o ganho de força, funcionalidade, endurecimento, coordenação e equilíbrio.

Susam 

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que o tratamento não é ofertado através do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o órgão, a rede estadual de saúde disponibiliza tratamentos alternativos a esse, cabendo aos pacientes ou seis responsáveis aceitá-los.

A secretaria relatou que está ciente do caso em questão e tem conhecimento de que o mesmo está judicializado. Ainda a Susam destacou que aguarda a notificação da justiça sobre o que deverá ser feito e cumprirá o que for determinado judicialmente.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.