solidariedade

Familiares de dona de casa com câncer criam vaquinha online para custear exame

“O médico está pedindo esse exame que é fundamental para iniciarmos a quimioterapia, pois o câncer já está em estado avançado", disse filha

Portal A Crítica
26/05/2020 às 22:35.
Atualizado em 22/03/2022 às 16:31

(Foto: Divulgação )

Após uma queda, a vida da dona Lindalva Castilho, de 58 anos, nunca mais foi a mesma. Ela caiu enquanto caminhava e acabou fraturando a perna no ano de 2018. Sem poder andar, a doméstica enfrentou consultas, sessões de quiropraxia, quatro cirurgias e uma bateria de exames que, há três meses, constatou metástase nos ossos.

Para realizar um exame pet-scan (tomografia por emissão de positrões), os familiares de Lindalva criaram uma vaquinha online. Segundo a técnica em patologia clínica e filha da dona Lindalva, Andreza Castilho, um exame constatou metástase nos ossos, um câncer secundário. “É um câncer que está vindo de algum lugar. O exame diz que é secundário então existe um câncer primário que está nos ossos, mas está vindo de outro lugar”, contou a filha.

“Minha mãe precisa fazer uma biópsia do osso, mas antes disso ela precisa fazer um pet-scan, que é um exame muito caro e atualmente não temos condições de pagar e pelo SUS está difícil por conta da pandemia do coronavírus”, completou Andreza.

O pet-scan é um exame de imagem que possibilita o mapeamento de diferentes substâncias químicas no organismo, capaz de detectar a evolução do câncer.

Ainda de acordo com Andreza, o pet-scan é um exame crucial para que a quimioterapia seja iniciada. “O médico está pedindo esse exame que é fundamental para iniciarmos a quimioterapia, pois o câncer já está em estado avançado. Então, ela precisa fazer o exame de ‘pet-scan’ para descobrir onde é e entrar urgente com o tratamento”, disse.

Quem puder ajudar com outros tipos de doação, pode entrar em contato pelo número: 92 99609-0094 (Andreza)

Assuntos
Compartilhar
Sobre o Portal A Crítica
No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.
© Copyright 2022Portal A Crítica.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuído por