Publicidade
Manaus
Manaus

Farmacêuticos do Amazonas participam de Manifestação

Grupo de farmacêuticos participou da manifestação desta quinta (20). A principal reivindicação da categoria é a inclusão dos profissionais no SUS 19/06/2013 às 17:06
Show 1
Farmacêuticos participaram de mega manifestação em Manaus
acritica.com Manaus (AM)

Cerca de 70 mil pessoas participaram nesta quinta-feira (20) do Movimento Passe Livre, que ganhou força na última semana e se espalhou por todo o país. Aqui na capital amazonense, estudantes e profissionais de diversas áreas se concentraram na Praça da Matriz, no Centro de Manaus, e tomaram às ruas da cidade. 

Entre os manifestantes, estava um grupo de farmacêuticos que reivindicavam, principalmente, a inclusão da categoria no Sistema Único de Saúde (SUS) e a realização de concurso público para esses profissionais. “Além desse item, estamos lutando por mais empregos, melhores salários, aprovação de um piso salarial e redução da jornada de trabalho para 30 horas”, informou a conselheira federal do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Karla Elias. 

Já a conselheira federal suplente, Ednilza Guedes, explicou que, atualmente, existem 85 projetos de lei tramitando no Congresso Nacional, sendo que 26, são em benefício da categoria farmacêutica. “Já avançamos muito na profissão no Brasil e no Amazonas, mas temos ainda muito que avançar”. 

Questionadas se a aprovação do projeto de lei de nº 286 – conhecido como Ato Médico – no Senado Federal, na última terça (18) iria prejudicar a categoria, as farmacêuticas foram enfáticas. “Saímos vitoriosos. Os acordos que foram feitos garantindo a defesa dos profissionais farmacêuticos, foram garantidos”, comemoraram. 

As conselheiras do CRF-AM destacaram ainda o trabalho do presidente da entidade, Dr. Paulo Roberto Castro, em defender a profissão e os direitos da classe. “Lideradas pelo dr. Paulo, iremos continuar a nossa luta. Após a manifestação de hoje, continuaremos defendendo a profissão em Brasília, junto ao Conselho Federal, tanto na Câmara dos Deputados, como no Senado Federal”, concluiu.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do CRF-AM

 


Publicidade
Publicidade