Publicidade
Manaus
INCENTIVO

Feira do Livro reúne grande público no Parque dos Bilhares neste sábado

Evento comemora o Dia do Livro infantil e ofereceu mais de quatro mil publicações, doadas de maneira gratuita 20/05/2017 às 21:42
Show img 9176
Livros de vários tipos foram doados (Foto: Evandro Seixas)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Mais de 4 mil livros foram doados durante a noite deste sábado (20) na 3a edição da Feira do Livro, que ocorreu no Parque dos Bilhares, Zona Centro-Sul de Manaus, em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e tem a intenção de promover o incentivo a leitura e a prática sustentável do reaproveitamento. Por isso, todos os livros são doados tanto pela população como também para aqueles que os recebem.

A universitária Silvia Larissa Ferreira Silva, 31, ainda não tinha participado de nenhuma das edições do evento, ficou impressionada com a variedade de livros disponibilizados na feira. “Curso Ciências Biológicas, e nunca imaginei que teria a possibilidade de encontrar tanto material bom em doação. Além disso, acredito que esse tipo de evento é fundamental para termos em nossa cidade, pois além de ser um meio de compartilhamento de conhecimento, também incentiva a leitura”, comentou.

Assim como Silvia, esta foi a primeira vez de participação de um evento desses da secretária Ceila Lima de Souza, 53. Ela soube da feira entre os colegas de trabalho de uma instituição de ensino da cidade. Por conta disso, ela resolveu levar o sobrinho para conhecer o evento e escolher alguns livros.

“Sem dúvida este é um dos melhores meios de incentivar a prática da leitura. Meu sobrinho ficou apaixonado, saiu escolhendo os cinco livros dele e mais cinco livros meus. Já estou ansiosa para outros eventos como esse, afinal livro é cultura e conhecimento. Comprar livro nem sempre é tão fácil, e poder recebê-los de graça, não tem preço”, disse.

Além das doações de livros, o evento disponibilizou espaço para o teatro, música, doações de mudas e também para as universidades apresentarem seus projetos ligados à leitura. Assim, eles marcaram a data comemorativa de hoje - o dia do pedagogo.

Para a universitária de medicina, Raquel Oliveira, 20, a feira a ajudou a conseguir alguns materiais para colaborar com o estudo e também para desconcentração. “Estudo medicina, mas amo música e aqui consegui encontrar livros para as duas áreas e estou muito feliz, principalmente por eles serem gratuitos”, reforçou.

Conforme o titular da Semmas, Antônio Nelson, nesta edição da feira, a secretaria incorporou o programa arboriza Manaus e a ideia é envolver os eventos com os temas de sustentabilidade. “Além da feira, realizamos o plantio de mudas em toda a cidade, distribuição de mudas, entre uma série de outras ações programadas.

A feira de livros é um projeto anual e por conta do sucesso, hoje ele já entra diretamente no calendário de eventos da cidade e a cada ano temos nos surpreendido com o número de doações e do público como um todo”, informou.

DESTAQUE



Na primeira edição, em 2015, foram arrecadados aproximadamente 1,5 mil volumes, das mais diversas áreas do conhecimento. Na segunda, no ano passado, mais de 2,5 mil. Todos são distribuídos gratuitamente. Cada pessoa tem direito de levar para casa até cinco títulos.
 

Publicidade
Publicidade