Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021
1ª Feira Flutuante do Brasil

Feira flutuante começa a funcionar nesta quinta, em Manaus

As bancas irão funcionar em uma balsa que abrigará 221 permissionários dos setores de peixe e carne atingidos pela cheia do rio Negro



WhatsApp_Image_2021-05-19_at_15.26.07_3ED86247-9F4D-431B-9F29-A9B602F92DAF.jpeg Foto: Gilson Mello
19/05/2021 às 16:06

Dezenas de permissionários começaram a se instalar na feira flutuante da Manaus Moderna, no Centro, no início da tarde desta quarta-feira (19). A estrutura estará aberta para receber o público a partir de amanhã, quinta-feira (20). Ao todo, a balsa abrigará 221 permissionários dos setores de peixe e carne atingidos pela cheia do rio Negro que já chega a 29,77 metros. 

Segundo o vendedor de peixe Orleilson Ramires de Araújo, 45 anos, que atua há 15 anos na Manaus Moderna, os permissionários estavam trabalhando em meio a enchente do Rio Negro há duas semanas. Com a cobertura e instalação longe do contato com as águas, a expectativa é que as vendas voltem ao ritmo de antes. 



“Ninguém quer estar no alagado, né? Lá nós não tínhamos mais condições de trabalhar porque a água já estava poluída. Aqui nós estamos em cima de balsa, cada um colega tem sua banquinha e eu creio que vai dar certo”. 

Outro permissionário, Valcemir Alves Patrício, mais conhecido como ‘Naldinho’, 53 anos, preparava a bancada para o caso de haver algum consumidor já interessado na compra dos peixes. Para ele, a alternativa beneficia a todos que estavam em prejuízo por conta das baixas vendas dos alimentos. “Foi uma opção boa para nós e para os clientes. Com a alagação, a venda diminuiu 70% e a esperança é que a gente volte a vender bem”. 

José Roberto da Silva, 52 anos, atua na Feira da Manaus Moderna desde os 15 anos de idade. Ele trabalha com a venda de carnes e já conferia o boxe que trabalhará a partir de amanhã. “Eu vendo todo o tipo de carne, para bife, cozido, para assado, fígado. O preço é o mais barato que no supermercado, só vindo para conhecer. Desde já, eu convido toda a população a nos visitar”, finaliza. 

A “1ª Feira Flutuante do Brasil” foi construída em sete dias pela Prefeitura de Manaus. Nos anos anteriores, e os trabalhadores tinham de montar suas barracas na beira da avenida Lourenço da Silva Braga, Centro da capital. Além dos boxes, os permissionários contarão com banheiros químicos e uma rede de tratamento de água, para garantir que nenhum dejeto seja lançado no rio.

A construção da feira flutuante da Manaus Moderna foi iniciada no último dia 11, a partir de uma ação integrada Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc)  com as secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Limpeza Urbana (Semulsp). 

“Essa é a primeira feira flutuante do Brasil. Ela nasceu da necessidade de nós criarmos um entreposto para tirarmos os feirantes de peixe e carne da Manaus Moderna que antes trabalhavam em locais inapropriados durante a enchente do Rio Negro. Agora, fizemos uma balsa de 18x70 em parceria com várias secretarias, são 221 permissionários que estão vindo para cá. Nós tivemos que ser mais rápidos que a enchente”, explicou o secretário da Semacc, Renato Júnior. Inaugurado hoje, os trabalhadores ficarão no espaço pelos próximos três meses, tempo estimado para que aconteça a vazante.

Os trabalhos também contaram com o acompanhamento constante e vistoria da obra pelos titulares da Casa Militar e do Fundo Manaus Solidária, que realizam ações de combate aos problemas causados pela cheia. Além do apoio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), que fiscalizou os serviços realizados no local pelas concessionárias de água e de iluminação pública.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.