Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019
Manaus

Feriado prolonga o fim de semana; saiba o que funciona em Manaus

Pelo menos, para os funcionários públicos estaduais e municipal, com o decreto de ponto facultativo para esta sexta-feira (1)



1.jpg O feriado de Corpus Christi, celebrado hoje, alterou o horário de funcionamento de serviços básicos, comércio e o trânsito
30/05/2013 às 10:44

O feriadão dos funcionários públicos começa a partir de hoje após o anúncio, tanto do governo do Estado quanto da Prefeitura de Manaus, do decreto de ponto facultativo desta sexta-feira, após o feriado religioso de Corpus Christi. Apenas os serviços de urgência e emergência, indispensáveis para o atendimento básico da população, nãoo terão seus horários de funcionamento alterados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que durante o feriado e no ponto facultativo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs), Policlínicas e Unidades de Saúde Ambulatoriais (USAs) suspenderão o funcionamento, retornando o atendimento na segunda-feira.



Durante os dois dias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – 192) manterá o plantão de 24 horas para atender a população. A Maternidade Moura Tapajóz, localizada na Compensa, Zona Oeste, também continuará com o atendimento normal.

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que, durante o feriado e o ponto facultativo, todas as unidades de urgência e emergência da rede estadual de saúde funcionarão normalmente.

Para os casos graves de urgência e emergência, a rede conta com seis pronto-socorros, sendo três adultos e três para o atendimento exclusivo de crianças. Para o atendimento às grávidas, a rede estadual de saúde disponibiliza sete maternidades que funcionam todos os dias, durante 24 horas.

Comércio

O funcionamento do comércio também será alterado durante o feriado de Corpus Christi, hoje. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), informou que somente 60% da lojas do Centro de Manaus funcionarão no horário de 9h às 13h. Nos bairros, 40% do comércio irá funcionar no horário reduzido.

Os shoppings de Manaus trabalharão com o horário normal de funcionamento. As lojas do Manauara Shopping, na Zona Centro-Sul, abrem hoje de 10h às 22h, enquanto a praça de alimentação funciona das 10h às 23h.

O Millennium Shopping, também na Zona Centro-Sul, abre às 14h e fecha às 20h. Já a praça de alimentação funciona das 12h até 22h. O horário do Amazonas Shopping, localizado na mesma zona, também não sofreu alterações e, durante o feriado, o shopping funcionará de 10h às 22h.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias hoje, em função do feriado nacional de Corpus Christi. A população pode utilizar os canais alternativos de atendimento bancário, como os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking e banco por telefone.

Na sexta-feira, haverá expediente normal. As contas de consumo e carnês vencidos no dia 30 poderão ser pagos no dia 31, sem acréscimo.

Mudanças no trânsito do Centro

Hoje à tarde será realizada a tradicional procissão de Corpus Christi, que irá percorrer a avenida 7 de Setembro, a rua Joaquim Nabuco e a rua 10 de Julho, antes de retornar pela avenida Eduardo Ribeiro onde, por volta de 19h30, acontece uma missa campal. Durante a procissão de Corpus Christi 25 agentes de trânsito do Instituto Municipal de Trânsito (Manaustrans) irão orientar os motoristas.

Um trecho da avenida 7 de Setembro, entre a avenida Eduardo Ribeiro e rua da Instalação, será interditado para a concentração dos fiéis. As ruas que a procissão percorrer serão interditadas pelos agentes de trânsito a pé, em motos e viaturas.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.