Publicidade
Manaus
TRÂNSITO

Férias escolares e Festival de Parintins deixam o trânsito tranquilo em Manaus

Avenidas da capital que costumam ser movimentadas apresentam vias sem congestionamentos e com melhor fluidez de veículos 01/07/2017 às 05:00
Show 1000774
Trânsito flui normalmente em horário de pico na avenida Constantino Nery (Foto: Gilson Melo/Free lancer)
Isabelle Valois Manaus (AM)

Desde o início da semana, o motorista de táxi Carlos Pereira, 60, tem percebido que as ruas de Manaus estão menos congestionadas e com melhor fluidez de veículos. Com mais de seis anos trabalhando neste ramo, o taxista afirma que essa mudança é sempre vista na cidade neste período de férias escolares como também com a aproximação do Festival Folclórico de Parintins.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), os alunos da rede municipal entraram de férias no último sábado  e devem permanecer até o dia 8 de julho. No caso dos alunos da rede pública estadual, o período de férias começou ontem.

“Nesse momento é possível termos um trânsito totalmente diferente na cidade. Acredito que até os acidentes diminuíram. Mas é sempre assim nesse período de férias escolares, as vias ficam mais trafegáveis. Por conta disso, fica até mais fácil e mais rápido chegarmos aos destinos finais dos passageiros”, reforçou o taxista.

Assim como Carlos, o motorista de táxi Raimundo Pereira Oliveira, 63, classificou o  trânsito de Manaus bem mais tranquilo durante esta semana em comparação  outras. “O trânsito só é tranquilo neste período, depois que retornar as aulas tudo volta a ser como antes. Só  vai piorar quando chegar  aquele período de festa do final de ano”, comentou Oliveira.

Para o taxista muitos serviços públicos deveriam mudar o horário de funcionamento. “O problema que tudo funciona no mesmo horário. Então, a população começa a sair às 6h e quando se aproxima das 8h está tudo congestionado. Tem o intervalo do almoço e saída das escolas do período diurno e mais uma vez fica a cidade totalmente congestionada. Das 18h em diante é outra confusão. É gente saindo do trabalho, pessoal que estuda a tarde saindo da escola, tem o povo indo para faculdade e é algo bem estressante para quem precisa ter que conviver com este trânsito”, detalhou.

Além das férias escolares, o comerciante Mário Souza Soares, 54, acredita que o trânsito ficou mais “tranquilo” com a ida de uma boa parte das pessoas de Manaus para o Festival Folclórico de Parintins. “Com a chegada das férias, muita gente decide ir aproveitar esse período para participar do festival de Parintins. Minha vizinha, por exemplo, ela viaja todos os anos com um grupão da família. Isso no mínimo são menos 5 carros circulando em Manaus por mais de uma semana”, disse.

A vendedora, Maria Silveira Albuquerque, 27, precisa todos os dia apanhar um ônibus para ir de casa - Cidade Nova - para o Centro, também percebeu a mudança no trânsito durante esta semana. Segunda a vendedora, uma viagem que demorava em média de 45 minutos à 1 hora, nesta semana ela conseguiu ganhar pelo menos 30 minutos tanto para ir ao trabalho como também para retornar para casa.

Publicidade
Publicidade