Publicidade
Manaus
Primeiros dias

Denúncias aumentam após instalação de 'painéis de roubos', em Manaus

Nos últimos cinco dias, 59 veículos foram roubados na capital amazonense, sendo que 51 foram recuperados nesse mesmo período 04/10/2016 às 05:00
Show painel2
Painéis luminosos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) estão divulgando os dados de veículos roubados ou furtados em Manaus (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Silane Souza Manaus (AM)

Nos últimos cinco dias, 59 veículos foram roubados em Manaus, sendo que 51 foram recuperados nesse mesmo período. Mas nenhum, ainda, com a ajuda dos painéis luminosos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), que estão divulgando os dados de veículos roubados ou furtados desde o dia 28 de setembro, conforme a Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV).

Em contrapartida, o delegado titular da DERFV, Péricles do Nascimento, afirmou que houve várias ligações desde que a medida foi implantada, além do aumento nas denúncias de crime de desmanche de veículos e carros encontrados abandonados. “Os painéis também divulgam o número do nosso Disque Denúncia: 9 9347-2700, que também responde por WhatsApp e funciona 24 horas”, destacou.

O delegado informou que somente as características de carros roubados estão sendo divulgados nos painéis. Em sua avaliação, as medidas adotadas para auxiliar nas investigações sempre serão positivas. “Essa ferramenta é essencial para combater roubos de veículos, além de inibir os criminosos”, disse. Conforme dados da DERFV, de 15 a 20 veículos são roubados ou furtados por dia em Manaus.

Na avaliação do diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a ferramenta tem feito sucesso. “As pessoas estão começando a criar o hábito de denunciar. É isso que nós queremos: a participação popular. Com menos de uma semana, a DERFV teve aumento de denúncias. Temos certeza que será uma ferramenta bem utilizada”, disse.

Para quem tem o veículo roubado ou furtado, é imprescindível fazer o Boletim de Ocorrência (B.O) na DERFV, que fica localizada na avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul. Em breve, as pessoas poderão fazer o registro do roubo ou furto no Detran-AM, situado na avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, também na Zona Centro-Sul.

“Assim como temos o Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPtran), nas dependências do Detran, também teremos a DERFV. Ambos funcionando 24 horas. A estrutura física onde a especializada vai funcionar está sendo concluída. Com isso, será ainda mais rápido para as pessoas registrar o roubo ou furto do veículo, pois haverá mais uma opção para fazer o procedimento”, pontuou Leonel Feitoza.

(Foto: Auzivaldo Queiroz)


Informações repassadas em segundos
Desde o último dia 28 de setembro,  14 painéis luminosos estão sendo utilizados pelo Detran-AM nas principais vias da cidade exibindo as placas e as características de veículos roubados, sendo que 11 deles são móveis (mudam de endereço a cada semana)  e três são fixos em pontos estratégicos, como a Barreira na AM-010, Ponte Rio Negro no  bairro  Compensa e Porto da Ceasa, localizado no Distrito Industrial.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, os dados dos veículos roubados ou furtados são transmitidos online e, em poucos segundos, estão disponibilizados em todos os 14 painéis eletrônicos espalhados pela cidade. “A pessoa que teve seu veículo roubado pode entrar em contato com a DERFV imediatamente e em questão de segundos as informações do veículo estarão disponíveis em vários pontos da cidade, enfatizou. Geralmente, os veículos são roubados para  ser desmanchados para a venda das peças, levados para municípios do interior do Amazonas ou para outros Estados e também após o roubo ou furto utilizados para auxiliar em outros crimes, o que ocorre com mais frequência.

Publicidade
Publicidade