Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
Tchau, Manaus!

Festas de fim de ano levam milhares de manauaras rumo ao interior do AM

Até o último dia de 2019, aproximadamente 29,6 mil passageiros deverão passar pelo Porto Organizado de Manaus, conforme estimou a SNPH



thacu_0320A8AF-CB7B-4FAF-A15A-C6317A3FC72A.JPG Foto: Junio Matos
23/12/2019 às 07:07

A expectativa de reencontrar a família é o que move centenas de pessoas a embarcarem rumo aos seus destinos no interior do Amazonas e estados vizinhos, durante o recesso natalino e da virada de ano. A orla da Manaus Moderna é um dos locais que registra fluxo intenso de passageiros na capital, o que deverá acontecer até o dia 31 de dezembro, conforme a Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).

Em meio a multidão, o operador de máquinas Alex Pereira, 37, tentava ontem comprar uma passagem para o município de Juriti, no Pará. Ele, acompanhado da mãe, contou que pretende passar as festas de fim de ano com o pai, natural daquela cidade. “Como trabalho o ano inteiro e agora estou de férias, esse é o momento para visitar meu pai. Não consegui a vaga no barco, mas ainda hoje precisamos chegar lá”, afirmou. 



Era na Balsa Amarela que a industriária, Daysa Coelho, 20, aguardava uma embarcação rumo à Anamã, com o namorado.  “Vou visitar a minha mãe. Saber que vou ficar uma semana com ela é maravilhoso. A gente espera por isso o ano inteiro”, disse.


Foto: Junio Matos

Vendas aquecidas

Para os agenciadores de viagem, o momento é uma oportunidade para o lucro. “Nessa época a procura só aumenta, as passagens estão vendendo sem parar desde às 5h. Tem muita gente indo embora e nem consigo contabilizar a quantidade de pessoas que compram ou passam por aqui”, afirmou o vendedor Washigton Brandão Melo, de 22 anos.

Vendedora de passagens fluviais há 17 anos, Elaine Campos, 49, conhece bem a rotina da orla da Manaus Moderna. Para ela, a expectativa é a mesma para a virada de ano. “Final de ano e Festival Folclórico de Parintins são as  épocas que a gente mais vende passagens, as embarcações estão todas lotadas”, contou ela.

“Os atrasadinhos compram as desistências de quem vê as embarcações lotadas e desistem. Para a semana do dia 31, espero que seja a mesma demanda do Natal”, acrescentou.

Movimentação

Até o último dia de 2019, aproximadamente 29,6 mil passageiros deverão passar pelo Porto Organizado de Manaus, conforme estimou a SNPH. Ainda de acordo com o órgão, a expectativa é de que haja um aumento de 20% a 30% no quantitativo de usuários do modal aquaviário entre os dias 15 a 23.

“Da mesma forma como ocorre com eventos festivos, como o Festival de Parintins, o Porto Organizado de Manaus sofre um relevante aumento na circulação de pessoas que procuram a navegação regional para voltar aos seus municípios de origem para as festas de natal e réveillon”, informou o diretor presidente da SNPH, Jorge Barroso.

Além dos brasileiros, Jorge Barroso afirma que a chegada de embarcações internacionais é comum neste período.  Conforme ele, aproximadamente 4,1 mil passageiros da navegação internacional passarão pelo porto. “Incorporando-se aos festejos natalinos, o porto conta com um incremento no turismo internacional pela chegada dos navios da temporada de cruzeiros”.

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.