Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Manaus

Festival Folclórico do Amazonas tem início nesta sexta-feira (9)

Durante os três primeiros dias do festival, os bois Garanhão, Corre Campo e Brilhante se enfrentarão na arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia



1.jpg Apresentação de danças folclóricas darão continuidade ao festival que se encerrará no dia 2 de setembro
07/08/2013 às 15:55

A abertura do 57º Festival Folclórico do Amazonas (FFA) está confirmada para esta sexta-feira (09). O evento acontecerá no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA) e contará com a presença de seis associações artísticas.

A decisão sobre a realização do festival foi tomada na última terça-feira (6) após reunião entre representantes das entidades folclóricas e o Secretário de Estado e Cultura, Robério Braga, no CCPA.

Para o presidente da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), Adelson Cavalcante, apesar dos problemas em relação à regularização jurídica, documental e de prestação de contas das agremiações, o que vem atrasando o início do festival, será possível realizar um “belo festival”. “Teremos mais de uma centena de agremiações folclóricas no festival, nove categorias - como quadrilha, cangaço, ciranda, boi bumbá - e isso é uma diversidade significativa para a nossa cultura. Vamos fazer um belo festival”, disse Adelson Cavalcante.

Programação
Na abertura, o boi bumbá Garanhão se apresentará aos brincantes, seguido pelos bois Brilhante e Corre Campo, no sábado (10) e domingo (11), respectivamente. Também nesses dias haverá a apresentação das danças folclóricas que darão continuidade nos demais dias do evento. O festival se encerrará no dia 2 de setembro.

Conforme a programação, a organização dos  25 dias de apresentação será dividida por entidades. De 09 a 23, a ‘festança’ ficará a cargo da Liga Independente dos Grupos Folclóricos de Manaus (LIGFM), Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM), Associação Movimento Bumbás de Manaus (AMBM) e Boi Bumbá Garanhão; de 24 a 28, a programação será de responsabilidade da Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (AGFAM). Já de 29 de agosto a 02 de setembro, a função será da Associação Folclórica do Amazonas (AFCAM) e Associação das Danças Folclóricas do Amazonas (ADFAM).

A apuração com o resultado da disputa dos bois acontecerá na segunda-feira (12), às 14h, no auditório do CCPA.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.