Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019

Fiéis agradecem a São Pedro em tradicional procissão fluvial no rio Negro

Na 70ª edição da romaria nas águas, aconteceu o concurso Barcos da Fé, que premiou as três embarcações mais criativas e ornamentadas no contexto da festa



WhatsApp_Image_2019-06-29_at_17.33.52_A28888E7-4718-4234-AFEF-2C55551E0AEE.jpeg Fotos: Márcio Silva
29/06/2019 às 17:24

Centenas de pessoas participaram da tradicional procissão fluvial em homenagem a São Pedro na tarde deste sábado (29). O santo, considerado padroeiro dos pescadores, atraiu uma multidão nas embarcações que fizeram parte do ato que percorreu boa parte da orla do rio Negro, em Manaus.

Com o tema “Com São Pedro Somos todos irmãos” e o lema “Cuidado com a vida, cuidado com o planeta”, os fiéis, divididos em mais de 50 embarcações,  cantaram, agradeceram e fizeram orações.

Greici Nobre, 52, é devota do santo e todos os anos participa da procissão para agradecer as graças alcançadas e pedir proteção aos filhos que são pescadores. "Desde pequena tenho essa tradição que fazia com minha mãe no interior e aqui em Manaus continuei depois de adulta. Sou muito grata e já tive muitas bênçãos na minha vida. Ele intercede e o nosso Deus grandioso nos concede", disse.

O mesmo sentido está presente na vida da funcionária pública Hedylamar Moraes, 62. Ela por mais de dez anos acompanha o cortejo fluvial agradecendo pela proteção ao irmão que é pescador. "Eu moro no Educandos e sempre venho. Sou devota também e faço questão de vir e agradecer. É um momento único para a gente que acredita e tem fé", falou.

Na 70ª edição, além da procissão, aconteceu o concurso Barcos da Fé, que premiou as três embarcações mais criativas e ornamentadas no contexto da festa.

A procissão organizada pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o apoio da Colônia dos Pescadores, começou no Terminal Pesqueiro da Panair, onde aconteceu o embarque fluvial e  iniciou o percurso que seguiu pela orla do São Raimundo, Ponte Rio Negro, Porto Chibatão, retornando para o ponto de partida. No local, a programação encerrou com uma missa campal, seguida de um arraial.

Receba Novidades

* campo obrigatório
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.