Publicidade
Manaus

Fiéis celebram Corpus Christi em procissão nas ruas do Centro de Manaus

Milhares de pessoas participaram do evento católico que representa o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia 31/05/2018 às 19:07
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Mais que um simples feriado, o dia de Corpus Christi é também uma data de celebração para os católicos. No tarde desta quinta-feira (31), milhares de fiéis caminharam em procissão pelas ruas do Centro de Manaus para festejar a data que, para a Igreja Católica, representa o dia em que Jesus Cristo instituiu o sacramento da Eucaristia.

Este ano, a procissão organizada pela Arquidiocese de Manaus começou às 17h15 e terminou na avenida Eduardo Ribeiro. A caminhada passou pelas ruas 10 de Julho, Joaquim Nabuco e Sete de Setembro. Com balões brancos, os católicos acompanharam os padres da Arquidiocese que conduziram a procissão junto ao Santíssimo.

O Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, acompanhou a procissão na carroceria da caminhonete que levava o Santíssimo.

Angelica Barros, de 60 anos, era uma das religiosas que participou da procissão. Distribuindo os balões segurados pelos fiéis ao longo da caminhada, Angelica disse que a procissão de Corpus Christi é a sua preferida.

"Corpus Christi é a festa religiosa mais importante. O corpo e o sangue de Jesus estão verdadeiramente presentes aqui. Quem não participa dessa procissão não é cristão porque não está onde o corpo de Cristo está", comentou.

Para o seminarista do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Praça 14, Elvis Ferreira, 20, participar da procissão de Corpus Christi foi um momento especial. "Para mim como jovem católico, é especial. Ainda mais agora como seminarista. Uma celebração importante, assim como a de Pentecostes", afirmou.

Corpus Christi

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no Corpus Christi se celebra a "presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho". No latim, "Corpus Christi" significa o "Corpo de Cristo".

Conforme a tradição católica, a data é sempre celebrada 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

Publicidade
Publicidade