Sábado, 25 de Maio de 2019
NOITE FELIZ!

Fiéis celebram nascimento de Jesus em missa na Igreja da Matriz, em Manaus

"O Natal é para dizer que Jesus está conosco e caminha com a humanidade e nunca nos abandonará por toda a eternidade", disse o Arcebispo da capital, Dom Sérgio Castriani durante a celebração



misssa01.jpg
A cerimônia iniciou na Catedral por volta das 20h e durou cerca de 1h30. Foto: Aguilar Abecassis
24/12/2016 às 22:00

Centenas de fiéis celebraram neste sábado (24), a tradicional Missa de Natal na Catedral Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja da Matriz, no Centro de Manaus. O evento eucarístico simboliza o nascimento de Jesus Cristo e foi conduzido pelo Arcebispo da capital, Dom Sérgio Castriani.

A cerimônia iniciou na Catedral por volta das 20h e durou cerca de 1h30. Às 19h, alguns fiéis já aguardavam pelo início da celebração. É o caso da funcionária pública Francimeire Moita. Assídua em comemorações do nascimento de Jesus, ela conta que pela primeira vez participa de uma exultação em um evento tão tradicional como o da Igreja da Matriz.

Ela destaca que ao contrário de outras datas religiosas, onde são feitos pedidos e promessas, ela costuma aproveitar a véspera de Natal apenas para celebrar o significado da data. "Eu venho para comemorar o nascimento do aniversariante e pedir que nós fiquemos mais presentes na vida dele, porque ele sempre está presente nas nossas vidas. É hora de comemorar e pedir apenas que eu seja merecedora das bênçãos dele", disse.

A aposentada Joana Oliveira, 65, contou que participa de todas as celebrações de Natal na Catedral. Segundo ela, fazer parte de uma celebração religiosa antes da reunião familiar é uma forma de atrair boas energias para o próximo ano. "Costumo fazer isso porque acredito muito nesse significado. Depois daqui, vou pra casa e participo da ceia com todos, mas comemorar o nascimento é quase sagrado pra mim", reforçou.

A celebração na catedral iniciou com um cântico de Glória ao Senhor Jesus Cristo. A Catedral teve as luzes apagadas e as velas de todos os fiéis foram acesas para o rito inicial. Em seguida, foi o momento da liturgia da palavra, onde Dom Sérgio Castriani falou da importância do nascimento de Jesus Cristo como a salvação. Acompanhada de cânticos, a celebração também teve a liturgia eucarística e o encerramento com o rito final.

No entanto, um dos momentos mais emocionantes da missa foi a apresentação do menino Jesus ao mundo. O papel de Maria, mãe de Jesus, foi representado por Fernanda Barros. Há dois anos interpretando o papel na celebração natalina, ela foi acompanhada pelo próprio marido, Ivanildo Barros, que interpreta José, e o filho Ivan, de apenas dois anos. Ela afirma se sentir abençoada com a oportunidade de simbolizar um dos maiores nomes bíblicos.

"Eu me sinto muito abençoada. Sou devota de Nossa Senhora e tenho esse papel como uma grande luz. O Natal é luz, fé e sabedoria, e participar disso com o meu marido e o meu filho é uma das coisas mais emocionantes que fiz até hoje. Espero que as pessoas vejam o Natal com todo esse significado".

Acompanhado do cântico "Noite Feliz", o arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani, colocou o menino Jesus nos braços de Maria em um presépio montado dentro da paróquia. Ele declarou que apesar das tragédias que marcaram o ano de 2016, o Natal é um momento de reflexão e renovação. "O Natal é um fato histórico e Jesus entrou nessa história como um de nós. Se ele é como nós, quem somos nós para não sermos fraternos uns com os outros? Infelizmente a tragédia e a dor fazem parte da humanidade, mas o Natal é para dizer que Jesus está conosco e caminha com a humanidade e nunca nos abandonará por toda a eternidade".


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.