Publicidade
Manaus
DEVOÇÃO

Fiéis conduzem imagem de Nossa Senhora de Nazaré até igreja na Praça 14

Trasladação da Santa até o Santuário Nossa Senhora de Fátima antecede o Círio de Nazaré, que acontece neste domingo 07/10/2017 às 21:48 - Atualizado em 07/10/2017 às 22:41
Show img 0416
Fotos: Antônio Lima
Isabelle Valois Manaus (AM)

Como prega a tradição, os fiéis e devotos de Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses, realizaram na noite deste sábado, a tradicional trasladação da imagem da Santa na berlinda, desde o Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus,  para o santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Praça 14 de Janeiro, na mesma zona da cidade. O Círio de Nazaré ocorre em Manaus neste domingo a partir das 7h com a tradicional procissão de retorno da imagem.

De acordo com o coordenador do Círio de Nazaré 2017, o paroquiano Francismar Costa, a novidade para este ano é a celebração do "Ano Mariano" - dedicado à Maria, mãe de Jesus, por conta dos trezentos anos do encontro dos pescadores da imagem de Aparecida e o centenário da aparição de Maria em Fátima. Durante a procissão do domingo, nas ruas irão ser conduzidas as três imagens da Santa. Após o momento de fé e devoção, as imagens ficarão na Paróquia de Nazaré durante todo o domingo.

"No primeiro dia de outubro fizemos uma exposição na paróquia dos diversos mantos utilizados nas procissões de Nossa Senhora de Nazaré em Manaus, esta foi uma das novidades do festejo deste ano. A ideia foi tão bem aceita que iremos repetir a exposição no próximo domingo. Além desta novidade, amanhã durante a procissão teremos pela primeira vez durante o percurso do Círio, a presença das imagens de Nossa Senhora Aparecida e também de Fátima por conta da festividade do ano Mariano”, reforçou o coordenador.

Para o arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, este é um momento de fé coletiva pertencente a igreja católica. “Este é um momento de fé e devoção. Nós todos precisamos de mãe e Maria é a nossa mãe. Caminhamos pelas ruas da cidade com essa certeza e agradecimento à mulher que nos deu seu filho muito amado para a salvação de todos”, disse.

Devotos

E durante o traslado da imagem de Nazaré para o santuário de Fátima, muitos devotos da padroeira dos paraenses acompanhavam com os hinos e orações de devoção à Maria. Entre esses devotos, estava a empresária Maria de Nazaré Bonafé, 65. Nos últimos 16 anos, a devota que tem o nome da santa, sempre participou das festividades de Nazaré em Belém do Pará, mas desta vez, por decidir ir participar da festa dos 300 anos de Aparecida em São Paulo (SP), junto com mais 8 membros da família ela foi agradecer pelas graças alcançadas puxando a corda do Círio durante a procissão em Manaus.

Ela contou que durante esses 16 anos, nunca havia conseguido chegar próximo da corda que puxa a berlinda em Belém.Para surpresa, aqui em Manaus ela conseguiu percorrer todo o percurso puxando a berlinda. No caso de Manaus, a corda tem ao todo 290 metros, 145 metros de cada lado. “Como agradecimento, minha família distribui durante o traslado 1,5 mil terços diante dos fiéis e devotos. Este é um meio que encontramos para fortalecer a fé e o Círio de Nazaré é um resgate, manifesto e momento de reflexão. Estamos tão dominados pela violência e corrupção que precisamos dessa fortaleza e não a encontro sem a oração. Por isso estamos distribuindo esses terços: para incentivar ainda mais o povo a rezar”, comentou a empresária.

Pequeno fiel

Este é o quarto ano em que o pequeno José Alberto Silva de Souza, 4 anos, participa dos festejo de Nazaré. Acompanhado dos pais, a nutricionista Graziele Silva Souza, 33, e o educador físico Juarez Alberto Maia, 40, ele esteve durante todo o percurso do traslado da imagem cantando os hinos da padroeira dos paraenses e também rezando as aves-marias.

Conforme os pais de José Alberto, ele recebeu um milagre de Nazaré, pois nasceu prematuro e com uma hérnia inguinal (intestino); O pequeno precisou passar por cirurgias e hoje vive sem nenhuma sequela. “Somos gratos pela saúde do nosso filho e não tem jeito melhor do que agradecer à Maria neste momento de fé que se dedica a ela”, disse a mãe de José.

Expectativa

Neste ano, a comunidade de Nossa Senhora de Nazaré acolhe o novo pároco, padre Daniel Curnis, um Italiano pertencente ao  Pontifício Instituto das Missões Exteriores (Pime) e que chegou na comunidade em julho deste ano. Para o pároco, viver esse momento é fortalecer ainda mais a fé em Deus e em Maria. “Me surpreendi com a fé do povo católico de Manaus. O povo é caloroso, o povo reza, o povo vai às ruas e sem dúvida alguma, é possível sentir toda a emoção. Estou aguardando para acompanhar amanhã a procissão do Círio em Manaus e me surpreender ainda mais”, comentou.

Programação

A partir das 6h deste domingo será celebrada a santa missa na Igreja de Fátima e, em seguida, ocorre a tradicional procissão. A berlinda da santa é conduzida pelos fiéis pelas ruas de Manaus, puxada por uma corda. A procissão é prevista para iniciar às 7h. Com o retorno da imagem para paróquia, outra missa solene ocorre em festividade à Nazaré. Durante o dia também haverá celebração nos horários: 11h30, 18h e 19h30.

LEIA MAIS

Manaus também celebra Nossa Senhora de Nazaré durante todo o mês de outubro

Publicidade
Publicidade