Publicidade
Manaus
TRADIÇÃO

Fiéis fazem carreata em homenagem a São José do Operário pelas ruas de Manaus 

Segundo os organizadores, cerca de 500 veículos participaram da programação que começou por volta das 9h 01/05/2018 às 10:06 - Atualizado em 01/05/2018 às 11:13
Show whatsapp image 2018 05 01 at 09.49.37
O grupo percorreu as principais avenidas da Zona Leste de Manaus (Foto: Winnetou Almeida)
Amanda Guimarães Manaus (AM)

Fiéis participaram na manhã desta terça-feira (1), de uma carreata pelas ruas de Manaus em homenagem a São José do Operário. Segundo os organizadores, cerca de 500 veículos participaram da programação que começou por volta das 9h.

Com balões coloridos nos carros e motos, o grupo percorreu a Avenida Grande Circular, Av. Timbiras, Av. das Torres, Av. André Araújo, Av. Major Gabriel, Av. 7 de Setembro e Av. Visconde de Porto Alegre. O ponto de concentração foi no Santuário do São José do Operário, na Zona Leste de Manaus. As atividades foram finalizadas no santuário do bairro Praça 14.

O coordenador da comunidade católica do bairro São José, Geraldo Cunha, afirmou que a carreata virou um evento tradicional de Manaus no dia primeiro de Maio. “Há 15 anos realizamos essa carreata e percebemos que a nossa comunidade tem crescido muito. Estamos muito gratos por tudo que São José tem feito por nós. Queremos o homenagear nesta oportunidade, pois ele é padroeiro do nosso bairro. É o padroeiro dos trabalhadores”, destacou. 

Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) e uma viatura da Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) acompanharam a carreata pelas ruas da capital.

Ainda conforme o coordenador da comunidade, a satisfação por participar do evento é enorme. “São José, esposo de Maria, ensinou Jesus a trabalhar. Ele é um exemplo e precisamos falar disso em uma sociedade que existem trabalhadores com salários tão desiguais. Mas particularmente, estou feliz por participar deste evento. É uma forma de mostrar para a nossa comunidade que eles podem seguir São José”, completou Geraldo.

Chegada

Após percorrer as principais ruas da cidade, a imagem de São José chegou por volta das 10h20 em frente ao santuário da Praça 14. Com vidros abertos, os motoristas e passageiros dos carros receberam bênçãos de padres.

O Pe. João Benedito Cunha, que foi escolhido para abençoar os fiéis com a água benta, destacou que o evento deste ano aconteceu com uma temática especial. "Essa carreata tem sido uma experiência incrível. A benção nos carros já virou tradicional na cidade. Queremos falar sobre a violência, queremos pedir paz no trânsito", disse.

Uma das pessoas que participou da carreata nesta terça-feira (1), a microempresária, Tatiane Rodrigues, contou que participar do evento já virou tradição de família. "Sou devota a São José. Essa carreata é tradição da minha família e estou muito feliz de participar", finalizou.

Publicidade
Publicidade