Publicidade
Manaus

Fiéis lotam Igreja da Matriz durante tradicional Missa de Lava Pés

Missa ocorreu na Catedral Nossa Senhora da Conceição na noite desta quinta-feira (29). Cerimônia faz parte do tríduo pascal presidido pelo Arcebispo Dom Sérgio Castriani 29/03/2018 às 20:15 - Atualizado em 30/03/2018 às 02:35
Show lava pes
Foto: Evandro Seixas
Vitor Gavirati Manaus (AM)

Centenas de católicos lotaram a Catedral Nossa Senhora de Conceição, no Centro de Manaus, na noite desta quinta-feira (29) para participar da tradicional Missa de Lava Pés. Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de doze pessoas, assim como fez Jesus a seus discípulos na Última Ceia.

A Missa de Lava Pés faz parte do tríduo pascal, que começou no Domingo de Ramos e termina com a Páscoa. Nesta sexta-feira (30), Sexta-feira da Paixão, ocorre na Catedral a Via Sacra e a Celebração da Paixão de Cristo (veja a programação até o Domingo de Páscoa no final da matéria).

Este ano, doze voluntários da Catedral foram escolhidos para terem os pés lavados pelo Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani. Entre elas estava a senhora Maria da Conceição de Jesus Salim, 66, que chorou enquanto participou do Lava Pés.

"A emoção é muito grande. A gente representar um dos apóstolos nesse momento. A última ceia onde ele fez esse gesto tão humilde de levar os pés dos apóstolos. Eu sou daqui. Eu sou da igreja", afirmou a senhora que desde os 14 anos frequenta a Catedral.

Padre prega amor aos refugiados na homilia

Durante a homilia, o pároco da Catedral, padre Hudson Ribeiro enfatizou o amor e o acolhimento, sobretudo, a refugiados, lembrando o novo mandamento deixado por Jesus: "amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros".

"Olhar o outro como nosso irmão e nossa irmã. Para o amor não há fronteiras. Essa é a exigência do tempo de hoje. Nós tomamos a eu eucaristia para aprender a amar", destacou o padre.

Muito além da liturgia católica, para os fiéis, o Lava Pés foi o evento que marcou a insistência de Jesus no papel dos cristãos e da igreja: o serviço, a humildade.

Agenda de celebrações

Sexta-feira (30):

9h - Via Sacra (da Catedral para o Santuário de Fátima)

15h - Celebração da Paixão de Cristo

 

Sábado (31):

19h - Vigília Pascal

 

Domingo (1/4):

Celebrações eucarísticas - 7h30, 10h, 18h

Publicidade
Publicidade