Domingo, 15 de Setembro de 2019
FREI

Figura missionária de Manaus, frei Fulgêncio Monacelli diz que ficará na Itália

Missionário vivia no Amazonas desde os 27 anos e está se tratando em uma congregação europeia há dois meses. Frei é tido como um pai espiritual e conselheiro na capital



frei.JPG Frei italiano vive no Amazonas desde os 27 anos (Foto: Arquivo/Winnetou Almeida)
29/12/2017 às 18:08

Figura missionária e sacerdotal de Manaus, o Frei Fulgêncio Monacelli, de 79 anos, informou que ficará na Itália e não deve voltar para o Amazonas. Em vídeo publicado nas redes sociais nessa quinta-feira (28), ele afirma que a decisão não foi apenas dele, mas dos “superiores”. O missionário, que vivia no Estado desde os 27 anos, possui diabetes e está se tratando no país em uma congregação.

“Vou dizer que provavelmente ficarei aqui (Itália), então a saudade é grande e quero que todo mundo fique satisfeito com essa minha opção, que não é só minha, mas dos meus superiores”, disse.

No vídeo, o missionário explica que está recebendo cuidados médicos na Itália. “Aos meus amigos posso assegurar que estou bem e me tratando. É o que desejo a todos. Parabéns e felicidades”, disse ele, que está no país europeu há cerca de dois meses, mas sentia saudades da capital.

"Na Itália com alguns amigos, mas com muita vontade de voltar. Meu coração diz que devo estar aí, minha minha vida pertence a Manaus agora!", disse ele em post publicado no dia 12 de dezembro. 

Frei Fulgêncio

O Frei Fulgêncio Monacelli, nasceu em 5 de março de 1938, na cidade de Grello-Gualdo Tandino (Perugia), na Itália. Desde criança quis seguir a vida religiosa e escolheu ingressar na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). Aos 25 anos tornou-se padre e aos 27 veio para o Amazonas.

O frei deu início a sua trajetória missionária em janeiro de 1965, quando veio para o Amazonas - Brasil, passando pelos municípios de Benjamin Constant, São Paulo de Olivença e Manaus, onde ficou por mais de 30 anos, sendo 21 deles pároco da Paróquia São Sebastião, no Centro.

Lá, Fulgêncio incentivou as práticas esportivas entre os jovens, criando o time de vôlei feminino São Sebastião. Ele também formou grupos de canto coral e é tido pela comunidade como um pai espiritual e conselheiro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.