Segunda-feira, 23 de Setembro de 2019
Manaus

Filho de Sabino, de 20 anos, é nomeado vice-presidente pelo governador do AM

Reiner Castelo Branco foi nomeado para a vice-presidência da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). O jovem é filho do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) e da deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB)



1.jpg Reiner é um dos filhos dos deputados Vera Lúcia e Sabino Castelo Branco, presidente do PTB no Amazonas
06/03/2013 às 08:54

O governador Omar Aziz (PSD) suspendeu, por alguns dias, as mudanças no primeiro escalão, e, enquanto isso, faz mexidas no segundo escalão do Executivo. O Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 1º de março trouxe a nomeação de Reiner Castelo Branco, de 20 anos, para a vice-presidência da Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea). O jovem é filho do deputado federal Sabino Castelo Branco (PTB) e da deputada estadual Vera Castelo Branco (PTB).

Na semana passada, Omar Aziz fez duas mudanças no primeiro escalão. Trocou a advogada Mônica Melo (PCdoB) por Leonel Feitoza (PSD) na direção do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM) e Zanele Rocha pelo ex-vereador Mário Bastos (PRP) na presidência da Ouvidoria do Estado. Ainda é aguardado o anúncio da troca de comanda da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas). O cotado para a vaga de Regina Fernandes, que está no cargo desde o primeiro governo de Eduardo Braga (PMD), é o deputado Chico Preto.

A Jucea é um órgão do Governo do Estado que acompanha todo o processo de criação de empresas no Amazonas, estejam elas ligadas ou não ao Polo Industrial de Manaus (PMM).

A nomeação de Reiner Castelo Branco para a função de vice-presidente do órgão foi muito criticada, ontem, nas redes sociais. Um recorte do DOE foi compartilhado 150 vezes em seis horas, na tarde de ontem, no Facebook criticando a escolha do governador Omar Aziz para a Jucea.

Reiner Castelo Branco, por sua vez, tratou de atualizar na página dele na mesma rede social o novo emprego. O jovem participou da articulação da campanha política do pai no ano passado que concorreu ao cargo de prefeito de Manaus no primeiro turno da disputa eleitoral.

O filho do meio de Sabino Castelo Branco e Vera Castelo Branco saiu do anonimato em 2011 quando se filiou ao PSDB do atual prefeito de Manaus, Artur Neto. Na época, o boato era que ele concorreria a um cargo eletivo na legenda tucana. No ano passado, em entrevista ao jornal A Crítica, o deputado Sabino negou que o filho fosse concorrer. Disse que Reiner tinha que apoiar a candidatura do irmão, o vereador Reizo Castelo Branco (PTB) e se dedicar aos estudos.

Já o filho mais velho, Reizo, tem popularidade alta. Saiu do pleito passado como o vereador mais votado - 18.109 votos, de acordo com o TRE-AM.

Economista critica falta de critério técnico

O membro do Conselho Federal de Economia que é vogal (pessoa que tem voto em uma assembleia) da Jucea, Eurivaldo Vale, declarou, nesta terça-feira (05), que as nomeações para o órgão deveriam seguir critérios técnicos e não políticos.

Para ele, a nomeação do jovem de 20 anos para função de vice-presidente da Jucea está clara que é uma questão política. 

Ele disse que ainda não sabia da nomeação de Reiner para a Jucea. “Não estou sabendo ainda nada sobre a nomeação. Me parece que é meramente político o critério, quando deveria ser meritório por parte de uma entidade mais técnica”, declarou o economista Eurivaldo Vale.

Eurivaldo Vale disse que para ocupar um cargo na direção da Jucea o critério deveria ser de experiências anteriores em carreiras ligadas ao contexto da Jucea.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.