Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020
AGLOMERAÇÃO

Final entre Fla x Flu aglomera multidão na Praça do Eldorado em Manaus

Embate que deu o título da Taça Rio ao Fluminense teve diversas pessoas desrespeitando o distanciamento social e o limite máximo de lotação dos bares. Vários torcedores foram vistos sem o uso de máscaras de proteção



09/07/2020 às 09:02

A final entre Fluminense e Flamengo, disputada na noite de ontem (8), no Maracanã, teve um capítulo ruim em Manaus. Torcedores que resolveram assistir ao jogo fora de casa acabaram gerando uma grande aglomeração na Praça do Eldorado, no bairro Parque 10. 

O local já é tradicionalmente conhecido por transmitir nos telões dos bares e lanches os principais jogos de futebol às quartas-feiras e finais de semana. Aglomerados, os torcedores deixaram de lado as normas estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) para conter o avanço da pandemia de Covid-19 em Manaus após a retomada do comércio não essencial. 



Diversas pessoas foram vistas sem o uso de máscaras de proteção, desrespeitando o distanciamento social e o limite máximo de 50% da lotação dos bares e lanches, estabelecidos em Decreto pelo Governo do Amazonas para a retomada. 

Os vídeos com os torcedores ignorando os perigos da pandemia acabaram viralizando em diversas redes sociais durante a noite e a manhã de hoje. 

O resultado do jogo: Fluminense campeão nas penalidades máximas e mais duas partidas extras que serão disputadas pelas equipes nos próximos dias 12 e 15 desse mês; eventos que poderão, novamente, gerar aglomerações na cidade.

Fiscalização

Por meio de nota, a Prefeitura de Manaus informou que tem feito operações em bares, postos de combustíveis e casas de shows numa operação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), em parceria com o governo estadual, mas destacou que não houve denúncia sobre a aglomeração de ontem.

"Os bares do conjunto Eldorado serão fiscalizados em nova ação, e se forem encontradas novas irregularidades, os processos serão encaminhados à justiça. Em relação ao funcionamento dos bares com aglomeração nesta quarta-feira, 8/7, não houve nenhuma denúncia ao órgão", disse a nota.

A Prefeitura também disponibiliza os contatos 98842-7422 e 98842-8698 e e-mail visamanaus.covid19@gmail.com para o recebimento de denúncias de suspeita de irregularidades sanitárias, além da Ouvidoria do órgão, que continua em operação para demandas gerais de vigilância sanitária atende pelo visamanaus.ouvidoria@gmail.com e pelo 98842-8481. 

Sobre o não uso das máscaras, a nota da Prefeitura informou que "o uso de máscaras por funcionários e clientes dos estabelecimentos comerciais e no transporte público e particular tem sido verificado como item de segurança sanitária desde que sua obrigatoriedade foi estabelecida por meio do decreto municipal no. 4.806/2020, assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto".

"Em caso de descumprimento do uso de máscaras e de qualquer norma sanitária. o estabelecimento é orientado a corrigir o problema. Sendo reincidente, pode ser autuado, multado e, dependendo da gravidade da infração, interditado. As multas por descumprimento da legislação sanitária variam de 1 a 400 UFM", finalizou a nota da Prefeitura.

*Matéria atualizada às 15h20 de 09/07/2020 para adição de posicionamento da Prefeitura de Manaus sobre as fiscalizações sanitárias em Manaus.

News cd352277 0e1c 46a0 a7be 1c103dc77fdf 61069a10 0ddc 4dd3 a064 0924327cad53
Subeditor do Portal A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.