Publicidade
Manaus
SEM ORDENAMENTO

Fiscalização na Manaus Moderna não evita 'festival' de infrações no trânsito

Não bastasse a falta de estrutura da Manaus Moderna, falhas no ordenamento do trânsito deixam a área ainda mais “confusa” 23/05/2017 às 21:24
Show transito08888
Motorista infratores aproveitam a falta de ordenamento e fiscalização na via. Foto: Evandro Seixas
Álik Menezes Manaus

Não bastasse a falta de estrutura da Manaus Moderna, falhas no ordenamento do trânsito deixam a área ainda mais “confusa”, especialmente para os “motoristas de primeira viagem” como Rafael André Souza, 22. Ele foi à avenida Lourenço da Silva Braga pela primeira vez como motorista e ficou espantado com o caos. “Me senti no meio de uma guerra e sem saber para onde ir”, disse.

Motoristas estacionam em fila dupla para fazer operações de carga e descarga de mercadoria, carros trafegam na contramão e engarrafamentos diários formam um trânsito infernal na avenida.

A aposentada Antônia França, 67, disse que o trânsito caótico e o desrespeito às leis são antigas  e ela não acredita que nunca um dia mudará. “Ter agentes de trânsito até tem, mas eles não passam por aqui com frequência e as pessoas se aproveitam. Sempre foi assim e sempre vai ser”, afirmou.

O vigilante Augusto Reis, 40, também afirmou que o trânsito na Manaus Moderna é sempre um caos e cobrou ações mais severas do órgão municipal. Segundo ele, a imprudência de muitos comerciantes e condutores devem ser punidas com multas. “Só aprende quando dói no bolso, eles (Manaustrans) tem que vir aqui e multar esses caras. Só assim eles vão aprender”, disse.

Augusto contou que semanalmente faz compras na Manaus Moderna, mas nos últimos meses tem cogitado a possibilidade de fazer as compras de casa no bairro onde mora e evitar o estresse com o trânsito. “O que me desmotiva é esse trânsito, nunca muda, sempre piora. O que eu economizo na feira, gasto com o estresse”, disse.

Fiscalização diária
O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) informou que diariamente direciona 15 agentes de trânsito para monitorar o trânsito na avenida Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna), em pontos fixos em viaturas. Os agentes fiscalizam os veículos estacionados em fila dupla, carga e descarga em local proibido, veículos estacionados sobre a calçada e em canteiro central. A avenida está devidamente sinalizada e os condutores que desobedecem as leis de trânsito são autuados.

Pólos geradores
Na avenida Lourenço da Silva Braga  (Manaus Moderna) existem vários polos geradores de tráfego, de acordo com o Manaustrans: o Mercado Adolfo Lisboa; a feira da Banana; o Mercado público; o porto de embarque e desembarque de passageiros do transporte fluvial; lojas de estivas e o acesso ao porto de Manaus. Portanto, em uma só via, há grande volume de veículos diariamente.

Publicidade
Publicidade