Domingo, 25 de Agosto de 2019
SEGURANÇA PÚBLICA

Forças de Segurança do AM vão realizar seis operações neste final de ano em Manaus

Operações incluem barreiras itinerantes, sobrevoos e patrulha fluvial 24 horas por dia. Presídios do interior também passam por revistas



WhatsApp_Image_2017-12-29_at_18.04.01.jpeg Foto: Divulgação
29/12/2017 às 19:05

As forças de segurança do Estado vão ampliar as operações em Manaus e, em especial, no sistema penitenciário neste final de ano. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), a Polícia Militar (PMAM), a Polícia Civil (PC-AM) e a Força Nacional vão realizar seis operações na capital durante o período festivo.

No final de semana, a “Operação Cerberus”, iniciada no último dia 15, será intensificada com o acompanhamento das visitas de fim de ano e o reforço no policiamento nas áreas próximas às unidades prisionais. A operação se estende em janeiro de 2018 por tempo indeterminado e contempla, além do patrulhamento e revistas, o reforço de efetivo policial nas muralhas e acompanhamento das trancas das unidades no final de tarde.

De acordo com o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel Cleitman Coelho, todo o efetivo operacional da secretaria, cerca de 60 servidores, está empregado na ação.

“Nossos servidores que atuam em unidades prisionais, o grupo da Coordenação do Sistema Penitenciário (Cosipe) e o Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) estão em campo acompanhando toda a movimentação das unidades prisionais, para assegurar o cumprimento adequado da rotina em cada presídio”, afirmou.

Participam também da “Operação Cerberus”, 100 policiais militares e 20 policiais civis do grupo Fera, além de 72 policiais da Força Nacional.

De acordo com Cleitman Coelho, as unidades prisionais do interior do Estado também têm recebido ações de intensificação das revistas, a exemplo de Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), onde foi realizada uma revista na unidade prisional do município durante a última quinta-feira (28/12).

Trabalho da Polícia Militar 

O comandante geral da PMAM, coronel David Brandão, afirmou que todas as operações especiais realizadas neste final de ano em Manaus, bem como o policiamento ordinário, envolvem cerca de 850 policiais militares por turno.  “Estamos com operações coordenadas em toda a cidade, com todo o nosso efetivo envolvido para assegurar à população um clima de paz neste final de ano”, afirmou.

O coronel David Brandão destacou, além da “Operação Cerberus”, a realização da “Operação Pororoca”, com barreiras itinerantes nas chamadas áreas vermelhas, onde há índice maior de ocorrências criminais; a “Operação Catraca”, que permanece com abordagens a ônibus do transporte coletivo para inibir assaltos; e as operações “Fecha Quartel” e “Fim de Ano Seguro”, que, respectivamente, levaram o efetivo de policiais da área administrativa às ruas e reforçaram o policiamento em áreas de grande fluxo, como as áreas comerciais do Centro e da Zona Centro-Sul de Manaus.

Como diferencial nas operações policiais está o uso de aeronaves no patrulhamento, afirmou o secretário de Segurança Pública e vice-governador do Amazonas, Bosco Saraiva.

“Estamos implementando um sistema novo com patrulhamento terrestre, fluvial e o monitoramento aéreo com as aeronaves que estão sobrevoando os presídios e as áreas consideradas vermelhas de Manaus”, destacou.

Operação Réveillon 2018

 Dois mil servidores atuarão na ação integrada de segurança pública "Réveillon 2018", nos dias 31 e madrugada do dia 1⁰de janeiro, que reúne órgãos do Governo do Estado, da Prefeitura de Manaus, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e da Marinha do Brasil.

O efetivo será empregado na praia da Ponta Negra, Zona Oeste; Orla do Amarelinho, Zona Sul; Residencial Viver Melhor, no Lago Azul, Zona Norte; e no shopping Phelippe Daou, Jorge Teixeira, na Zona Leste, onde acontecerão eventos oficiais da Prefeitura de Manaus. Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), a operação terá atuação terrestre, fluvial e aérea.

*Com informações da assessoria de imprensa

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.