Segunda-feira, 16 de Setembro de 2019
Chuva Manaus

Forte chuva causa transtornos em diversos bairros de Manaus

Chuva começou por volta das 11h da manhã e deixa estragos principalmente em bairros das Zonas Sul e Centro Sul da cidade



1.jpg Telhado de empresa na avenida Recife foi destruído pela força da chuva
30/09/2013 às 21:12

O forte temporal que caiu nesta manhã de segunda-feira (30) sobre Manaus já causou transtornos em alguns bairros da capital, principalmente nas Zonas Sul e Centro-Sul da cidade. Também há informações de que em alguns locais choveu granizo logo no início do temporal. (Veja fotos)

Segundo dados apresentados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as estações do órgão registraram rajadas de vento de 98,1 km/h, sendo 25,5m/s, além de 144 milímetros de chuva.

De acordo com informações repassadas por meio do twitter do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a forte ventania fez com que outdoors e placas de telhados caíssem, exigindo atenção redobrada dos motoristas, como na avenida André Araújo. Outro local que registrou queda de letreiro foi na avenida Efigênio Sales, no sentido Coroado/Mario Ypiranga. Na rua Belo Horizonte, uma árvore chegou a bloquear a via.

As principais vias das Zonas citadas acima apresentavam congestionamentos quilométricos, com todos os semáforos apagados e sem nenhuma presença de agentes de trânsito.

De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros, até agora, nenhuma ocorrência grave foi registrada, apenas uma fiação que teria queimado na avenida Maceió, no bairro Adrianópolis.

O temporal também deixou alguns locais sem energia, como o próprio Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que ficou impossibilidade de verificar informações nos equipamentos. A sede da Câmara Municipal de Manaus e do Tribunal de Contas do Estado também ficaram no escuro. Já na Assembleia Legislativa do Estado, os fortes ventos quebraram os vidros da entrada principal.


Defesa civil

De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa Civil de Manaus, foram registradas na manhã nove ocorrências por conta da forte chuva. Entre elas, dois tombamentos de árvore no bairro Adrianópolis, conjunto Vieiralves, Zona Centro-Sul; um risco de tombamento de árvore no São Raimundo, Zona Oeste; um risco de desabamento de casa no Educandos, também Zona Centro-Sul; um rompimento de bueiro no bairro Alvorada; duas rachaduras em parede de residência no conjunto Jardim Primavera e Mauazinho, Zona Sul; um destelhamento de casa no bairro Petrópolis, também Zona Sul; e um risco de desabamento de muro no Aleixo, Zona Centro-Sul.

Na Fundação Dr. Thomas, a chuva causou alagamento no pavilhão dos idosos e na capela.

Ocorrências

Em nota, a Eletrobras Amazonas Energia informou que registrou 390 ocorrências em função do temporal. Até as 12h, a empresa contabilizou 15 alimentadores desligados em razão dos ventos que arremessaram objetos como placas e outdoors sobre a rede de distribuição de energia elétrica.

Também houve muitas descargas atmosféricas e em alguns pontos da cidade choveu granizo.

As áreas mais atingidas foram: Adrianópolis, Parque Dez, Shangrilá, Praça 14, Conjunto Celetramazon, Flores, Coroado, Petrópolis, Aleixo, Cachoeirinha, São Francisco, Centro, Chapada, Nossa Senhora de Fática, Colônia Santo Antônio e Japiim.

Nesse momento, aproximadamente 35 equipes trabalham para atender ao grande número de ocorrências.

Leitor de ACRITICA.COM gravou em vídeo o momento em que chuva de granizo atinge o conjunto Vieiralves


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.