Publicidade
Manaus
PARA TODAS AS RELIGIÕES

Fraternidade universal é celebrada em encontro entre jovens no Parque do Mindu

O Genfest aconteceu pela última vez em 1993 na cidade de Manaus. O evento é promovido pelos jovens membros do Movimento dos Focolares 22/07/2018 às 18:27 - Atualizado em 24/07/2018 às 15:08
Show genfest
Foto: Winnetou Almeida
Karol Rocha Manaus (AM)

Promover e celebrar a fraternidade universal através da temática “Ir além de todas as barreiras”. Essa é a proposta do GenFest 2018 que aconteceu no último fim de semana em Manaus, no Parque Municipal do Mindu, na Zona Centro-Sul. O evento reuniu ao todo 700 pessoas, entre o público geral e jovens membros do Movimento dos Focolares da cidade e outros, vindos de todo o Amazonas e região Norte.

O GenFest organizado pela rede de Jovens Por Um Mundo Unido membros do Movimento dos Focolares, existe em todo mundo. Neste ano, a edição internacional aconteceu no início do mês em Manila, nas Filipinas.

“Pelo fato de não termos conseguido ir até Filipinas, nos organizamos aqui mesmo. A ideia do festival é propiciar um espaço para que pessoas e grupos membros do movimento se reconheçam como parte de uma rede de fraternidade”, explica Naara Lopes, uma das coordenadoras do festival em Manaus, acrescentando ainda sobre a última edição que aconteceu em 1993.

No Brasil, edições regionais acontecem em várias cidades. E jovens de várias partes do Amazonas não mediram esforços para participar do GenFest. “Como o custo para ir até Filipinas seria alto, nos programamos para ir à edição regional mesmo. Nos preparamos há quatro meses, fizemos o levantamento dos custos e promovemos pequenas ações, tudo para podermos chegar a Manaus”, conta Ana Paula Cavalcante, vinda de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) com um grupo de 16 pessoas.

“Foi uma barreira sair de Parintins, aqui nós do grupo não temos residência, passamos o dia todo no barco. Vivemos realmente o tema do GenFest, quebrar e ir além das barreiras” revela Ana Paula.

Encontros

Nascido na igreja católica, o Movimento dos Focolares é aberto a todas as religiões e crenças. “Todos podem participar independente de idade ou religião. Quem tiver interesse, pode nos procurar, os encontros são realizados todo o primeiro sábado do mês, no Parque Municipal do Idoso, às 16h30”.

Durante os dois dias de programação, os jovens de Manaus e de outras cidades se conheceram e trocaram testemunhos sobre os desafios de levar a ideia do movimento para quem não conhece e ainda caminharam pela trilha existente no Parque Municipal do Mindu. A próxima edição do GenFest Internacional deve acontecer no Brasil, em 2024.

Publicidade
Publicidade