Publicidade
Manaus
Manaus

Fumaça volta a invadir Manaus na noite desta quinta-feira (1º)

Após uma manhã sofrida, a capital do Amazonas voltou a registra o fumacê proveniente das queimadas. População deve ficar alerta para os riscos à saúde 01/10/2015 às 20:11
Show 1
Fumaça voltou a invadir Manaus
acritica.com Manaus (AM)

Após uma trégua durante a tarde, a fumaça das queimadas na Amazônia voltou a invandir Manaus. Hoje (1º), a capital do Amazonas amanheceu encoberta por uma extensa e densa nuvem de fumaça e passou boa parte do dia assim. Segundo especialistas, esse fenômeno pode se repetir nos próximos dias até o fim de outubro.

Segundo consultor de vendas de Drogaria Vitória, no bairro Petrópolis, Zona Centro Sul, os clientes tem reclamado de ardência nos olhos, falta de ar e mal estar. "Compraram muito soro para inalação e o colírio para tirar e irritação dos olhos", contou.

Foto: Antônio Lima

A fumaça somada a onda de calor fez o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receber um número de chamadas bem acima do normal.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está reforçando o alerta junto à população, para evitar o agravamento de doenças respiratórias. Os profissionais de saúde do Município têm orientado quanto à necessidade de se manter hidratado, entre outros cuidados.

Foto: Aguilar Abecassis

“As crianças e os idosos, além das pessoas que sofrem com doenças asmáticas, portadores de bronquite e de doença pulmonar obstrutiva crônica são os mais prejudicados. Mas, de modo geral, inalar fumaça é sempre um grande agravo à saúde”, alerta o secretário da Semsa, Homero de Miranda Leão.

Espetáculos cancelados

A fumaça fez com que os espetáculos agendados para esta noite, no Teatro Amazonas e no Teatro da Instalação, fosse cancelados. Em nota, a Secretaria de Estado de Cultura informou que, como os ambientes são climatizados, a fumaça entrou no sistema de ventilação, tornando a climatização impossível.

Fumacê invadiu o palco do Teatro da Instalação

Publicidade
Publicidade