Publicidade
Manaus
Manaus

Funasa/AM irá entregar relatórios de abastecimento aos municípios

De acordo com informações da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Funasa/AM no município de Caapiranga, não existem os serviços de abastecimento de água estruturados e muito menos de esgoto sanitário 14/11/2013 às 10:37
Show 1
Em Manaquiri, o projeto é para implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede municipal e nos demais municípios os projetos versam sobre os sistemas de abastecimento de água
acritica.com Manaus, AM

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa/AM) estará apresentando até o dia 16 de dezembro o Relatório Técnico Preliminar (RTP) de implantação, ampliação ou melhoria dos sistemas de Abastecimento de Água (SAA) e Esgotamento Sanitário (SES) a 15 municípios e três distritos do interior do Estado.

Os relatórios antecedem a elaboração dos projetos básicos e executivos que estão sendo financiados pela Funasa e irão auxiliar os prefeitos de municípios com população menor de 50 mil habitantes a captar recursos previstos na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Governo Federal.

O superintendente Estadual da Funasa/AM, professor Gedeão Amorim, retoma no próximo dia 18 de novembro a visita aos municípios de Manaquiri (distante a 54 quilômetros de Manaus), Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) e Careiro Castanho (distante 102 quilômetros da capital) para apresentação pública dos respectivos relatórios. 

Pioneirismo

"Trata-se de uma ação pioneira no Estado do Amazonas em se tratando de saneamento, pois é a primeira vez que os estudos dessa natureza são submetidos à apreciação da sociedade em geral antes conclusão dos projetos e da execução dos serviços. Os temas são debatidos exaustivamente culminando com coleta de subsídios e propostas para melhoria dos projetos técnicos em desenvolvimento", afirmou Gedeão Amorim.

Em Manaquiri, o projeto é para implantação do sistema de esgotamento sanitário na sede municipal e nos demais municípios os projetos versam sobre os sistemas de abastecimento de água. “Nossos técnicos estudam as melhores soluções para o sistema de esgoto nas cidades, mas serão os próprios moradores, através de seus representantes, que vão nos dizer se o modelo atende às necessidade do município”, comentou Gedeão Amorim.

Na última semana os técnicos da Funasa/AM visitaram os municipios de Rio Preto da Eva (a 85 quilômetros de Manaus) e Caapiranga (distante 134 quilômetros  de Manaus) para a apresentação dos relatórios de um SES e um SAA, respectivamente. Anteriormente já havia sido feita a apresentação nos municípios de Beruri, Anamã e Anori.

De acordo com informações da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Funasa/AM no município de Caapiranga, não existem os serviços de abastecimento de água estruturados e muito menos de esgoto sanitário. "O que encontramos foram mais de 30 poços tubulares públicos e privados espalhados pelo município funcionando sem critérios técnicos e que servem para o abastecimento da população. O relatório que apresentamos vai permitir à essas prefeituras requererem os recursos necessários para resolver esse problema", afirmou Gedeão Amorim.

Assessoria técnica

No ano passado a Fundação Nacional de Saúde firmou contrato com uma empresa especializada para realização desses projetos técnicos onde constam a elaboração de diagnóstico, estudo de concepção e viabilidade, além de estudos ambientais e de engenharia para implantação de sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário em municípios do Estado do Amazonas.

No mês passado, foi encaminhado ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) o processo de licenciamento ambiental referente ao distrito do Purupuru, que servirá como parâmetro para o licenciamento dos demais sistemas que utilizam o manacial subterrâneo como fonte de abastecimento público.

Saiba mais

Os municípios que ainda serão visitados para apresentação dos RTPs dos sistemas de Abastecimento de Água (SAA) são: Carauari, Alvarães, Codajás, Iranduba e as comunidades rurais do Araçá, Samaúma e Pururu, no município do Careiro (Castanho). Os RTPs dos sistemas de Esgotamento Sanitário (SES)  de Apuí, Atalaia do Norte e Santo Antônio do Içá, ainda estão sendo avaliados e oportunamente esse municípios receberam a visita dos técnicos da Funasa.


Publicidade
Publicidade