Publicidade
Manaus
BOA AÇÃO

Funcionários realizam atividades lúdicas para crianças internadas em hospital

Crianças do Hospital Dr. Fajardo, no Centro, comemoraram aniversário da unidade e o Dia das Crianças por meio de brincadeiras 11/10/2017 às 21:29
Show crian as
Emeli Naiara está internada há uma semana no hospital (Foto: Kelly Melo)
Kelly Melo Manaus (AM)

A estudante Emeli Naiara Melo, de nove anos, teve uma grave infecção urinária e precisou ficar internada no Hospital Infantil  Dr. Fajardo, no Centro de Manaus. Mas nesta quarta-feira (11), ela e os outros pacientes da unidade tiveram uma surpresa e puderam ter um dia diferente das sessões de fisioterapia e medicações. A festa era para comemorar o aniversário de 16 anos do hospital e o Dia das Crianças, que é oficialmente comemorado hoje.

Os funcionários da unidade de saúde se vestiram de personagens e as crianças que, geralmente ficam nos leitos, puderam descer para a recepção, onde participaram de várias atividades recreativas, contação de histórias infantis a assistiram a apresentação do coral infantil da Fundação da Grande Loja Maçônica (Glomam).

Presentes e brincadeiras

As crianças também foram presenteadas com brinquedos arrecadados tanto pelos funcionários da instituição quanto pelo coral. No semblante dos pacientes, o sorriso era evidente. “Foi muito legal e eu gostei muito. Até ganhei presente, mas o que eu mais gostei foi de assistir ao teatro", contou a pequena Emeli, internada há uma semana no hospital infantil.

Segundo a avó dela, o momento de lazer serviu não só para alegrar cada paciente que está internado, mas também aos pais que acompanham os filhos. “Foi algo inesquecível, porque estamos aqui dentro e ficamos naquela apreensão. Mas poder comemorar o Dia das Crianças e o aniversário do hospital fez com que a gente esquecesse um pouco dos problemas e se divertisse também”, afirmou a dona de casa Maria do Socorro da Silva, 49.

Para a diretora-geral do hospital, Vanessa Saraiva, a ação realizada foi para homenagear todos que de alguma forma colaboram com a instituição. “O presente acaba sendo para todos nós porque é muito gratificante ver a alegria e o sorriso em cada rosto. Ninguém gostaria de estar em hospital, mas como essas pessoas estão, temos que levar confiança e esperança a elas”, destacou.

De acordo com a gestora da unidade, mais de 70 cirurgias são realizadas por semana e o hospital atende pacientes com doenças diversas até os 16 anos. “Nós damos suporte aos hospitais de grande porte e nos tornamos referência no atendimento infantil. E para cada servidor é muito satisfatório poder estar com essas crianças”, afirmou Vanessa Saraiva.

Ação social

Para a maestrina Amanda Aparício, da Glomam, participar da ação é uma forma de retribuição. “As nossas crianças são da comunidade e apresentar esses talentos aqui é uma forma de retribuir o que elas já aprenderam. É gratificante”, disse.

Publicidade
Publicidade