Publicidade
Manaus
ESTUDOS

Fundação Alfredo da Matta abre inscrições para selecionar bolsistas

Estão sendo oferecidas 8 bolsas de iniciação científica, fomentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por um período de 12 meses 09/06/2016 às 14:39
Show 917016
Fundação Alfredo da Matta (Antonio Menezes)
acritica.com

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), lançou edital para seleção de bolsistas, projetos e orientadores para o Programa de Apoio a Iniciação Científica – PAIC/Fuam – 2016-2017. As inscrições, que começaram no último dia 6, deverão ser realizadas junto à Coordenação do PAIC/Fuam, até o dia 25 deste mês, através do eletrônico paic@fuam.am.gov.br.

O interessado, para candidatar-se, deve anexar ficha de inscrição e cópia do projeto de pesquisa. Além disso, precisa enviar digitalizados todos os documentos exigidos no item 4.2 do referido Edital, disponível no site da instituição (www.fuam.am.gov.br).

Estão sendo oferecidas 8 bolsas de iniciação científica, fomentadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por um período de 12 meses, a contar a partir do mês de agosto de 2016. Para concorrer, o interessado deve ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), no Estado do Amazonas, em área relacionada ao projeto ao qual pretende se vincular.

O bolsista deverá dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa propostas pelo PAIC, não possuir vínculo empregatício nem ser beneficiário de bolsa concedida por qualquer instituição de fomento, compromisso expresso na Declaração de não acúmulo de bolsa (modelo também disponível no site), além de já ter cursado o 1º período de seu curso e não estar cursando os dois últimos períodos do curso, na data de ingresso no PAIC/FUAM.

O candidato também precisa possuir currículo Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPQ e cadastro no Banco de Pesquisadores da Fapeam (http://sig.fapeam.am.gov.br/).

Sobre os Projetos

Para concorrer à bolsa, o estudante deve inscrever projeto de pesquisa que apresente viabilidade técnica e econômica e que tenha mérito técnico-científico. Além disso, caso envolva pesquisa com seres humanos, o projeto precisa ter sido submetido à apreciação do Comitê de Ética e Pesquisa da Fuam. Os projetos podem estar em fase inicial ou até mesmo em andamento.

Seleção também para Orientadores

Além de bolsistas, também serão selecionados orientadores para o PAIC. Os interessados precisam ser funcionários do quadro efetivo ou suplementar da Fundação Alfredo da Matta e estar desenvolvendo atividade de pesquisa na instituição. Os pesquisadores que não pertencerem ao quadro devem ter o período de permanência na Fuam igual ou superior ao da vigência da bolsa de Iniciação Científica.

O interessado em candidatar-se a orientador deve, ainda, ter título de mestre ou doutor, experiência na atividade, além de ter coordenado ou ter participação efetiva em projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Fuam.

O resultado das seleções de bolsistas, projetos e orientadores será divulgado dia 26 de julho.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Publicidade
Publicidade