Publicidade
Manaus
CURSO

Fundação Dr. Thomas abre inscrições para 240 vagas em curso de cuidador de idoso

A primeira fase do processo seletivo é a pré-inscrição pela internet, no período de 21 a 23 de fevereiro, ou até alcançar o limite de vagas 10/02/2018 às 10:25 - Atualizado em 10/02/2018 às 10:27
Show 40167231391 ae587da4d2 z
Foto: Divulgação
acritica.com

A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional - (Espi), abriu inscrições para 240 vagas no primeiro Curso de Cuidador de Idoso – “Cuidadoso” — deste ano. A capacitação já formou mais de 2,8 mil profissionais desde 2006.

A primeira fase do processo seletivo é a pré-inscrição por meio do site da Fundação (doutorthomas.manaus.am.gov.br), no período de 21 a 23 de fevereiro, ou até alcançar o limite de vagas oferecidas. É importante que o candidato leia o edital também disponível no site. A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT partir do dia 24 de fevereiro.

Na segunda fase, os candidatos selecionados deverão comparecer ao Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 17h, para efetuar sua inscrição e agendar data para entrevista e preenchimento de questionário, munidos de documentos.

São exigidos comprovante de pré-inscrição (disponível no site), duas fotos 3x4 (recentes), RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia), Certificado de reservista [homens] (original e cópia), Certidão de Casamento, nascimento ou divórcio (original e cópia) e Certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia).

As avaliações serão realizadas em uma única etapa, a partir de entrevista e preenchimento de questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano. Essa avaliação deverá ocorrer com data e horário agendados entre os dias 1, 2 e 5 de março, de modo em que a ausência do candidato na data marcada, implica na sua eliminação automática.

Dos 240 pré-inscritos, serão selecionados 80 candidatos, para participar do curso.  A lista final será divulgada no dia 14 de março, nas redes sociais e pelo site — doutorthomas.manaus.am.gov.br.  Os mesmos deverão comparecer no Parque Municipal do Idoso, no período de 19, 20 e 21 de março, portando os documentos utilizados na sua inscrição e a taxa de R$ 40.

Cronograma do curso

O programa de aulas será dividido em 11 módulos, com teoria e prática, ministradas por profissionais selecionados pela ESPI. As aulas serão inerentes ao processo de como cuidar de idosos, o envelhecimento humano, preservação da saúde e melhoria da qualidade de vida.

“Para a Espi é sempre uma grande satisfação renovar a parceria com a Fundação Doutor Thomas nesse projeto que tem uma grande importância social, que é formar pessoas aptas a cuidarem dos nossos idosos. Esse curso tem carga horária extensa e bem elaborada para que todos os alunos saiam munidos de informações sobre saúde, qualidade de vida e os cuidados necessários na terceira idade”, destacou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino.

O curso terá duração de 4 meses, com início em abril, possui carga horária de 300h, sendo 200 de aula teórica e 100 de aula prática. “As aulas teóricas, ministradas na Espi, são divididas em módulos que abrangem todos os cuidados necessários que se deve ter com os idosos, apresentando todo o universo da terceira idade aos alunos. Já nas aulas práticas, realizadas na FDT, os alunos aplicam os conhecimentos teóricos por meio de atividades”, explicou a coordenadora do curso, Maria da Luz Abreu.

Profissional

Neste ano, foi reformulado o processo seletivo, pensando sempre no bem-estar da população idosa. A etapa da entrevista com os psicólogos da FDT será fundamental para a seleção dos candidatos.

“Para cuidar do idoso, além das habilidades e técnicas, é necessário ter empatia pela causa, deve ter boa saúde física para ter condições de ajudar e apoiar o idoso em suas atividades de vida diária. Também tem que ter condições de avaliar e tomar decisões em situações de emergência que necessitam de iniciativas e ações rápidas. É primordial ser tolerante e paciente”, explicou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Mais informações podem ser obtidas por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (NEPEM), da FDT, pelos telefones: (92)98844-5609 / 3215-6007/ 3236-9629.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade