Sexta-feira, 07 de Maio de 2021
ENTREVISTA

Nova titular da Saúde de Manaus prega parcerias para enfrentamento à Covid-19

A CRÍTICA conversou com a médica Shádia Fraxe, que deve comandar a pasta da saúde da capital amazonense a partir de 2021. Medicamentos, carretas da saúde e parcerias com o Governo do AM são prioridades



523f4d21-7c18-4c84-9dcc-93fa813612ad_C42CD006-C36F-47D2-9920-C7597B5A3A3C.jpg Foto: Divulgação
29/12/2020 às 08:36

As ações de combate e de enfrentamento à Covid-19 serão prioridades para a nova equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus. A médica especialista em medicina de Família e Comunidade, e Atenção Primária, Shádia Fraxe, 51, é quem comandará a pasta, na gestão do prefeito eleito David Almeida (Avante), a partir do dia 1º de janeiro.

Ao A CRÍTICA, Fraxe comentou que estreitará laços com a equipe de saúde do Governo do Amazonas para o combate à pandemia e, partir desta parceria, implementará ações conjuntas como a abertura de um hospital de campanha e a operacionalização da vacina contra o novo coronavírus na capital amazonense.



“Nós estamos pensando em restabelecer o nosso diálogo com o Estado e integrar Manaus ao enfrentamento dessa pandemia. Serão várias colaborações (com o Estado) entre a aquisição de materiais, construção conjunta do plano de emergencial e viabilização operacional das vacinas”, revelou.

Carretas da saúde

Fraxe ressaltou que reativará as unidades móveis de saúde, mais conhecidas como as carretas da saúde, para reforçar o trabalho de enfrentamento a síndromes gripais.

“A minha ideia é reativar essas carretas e colocá-las para atendimento das síndromes gripais e Covid-19 em áreas estratégicas. A gente tem que ver quais são os bairros que mais estão descobertos e, de forma excepcional, colocar essas unidades móveis para atendimento primário dessas doenças. Nessas carretas, nós queremos distribuir logo a dispensação de medicamentos, os quais fazem parte dos protocolos da Covid e de síndromes gripais”, disse.

Medicamentos

Ainda segundo a nova secretária, a aquisição de medicamentos para o tratamento dessas doenças também será prioridade, assim como melhorias no atendimento de Unidades Básicas de Saúde. “Na rede básica, estará a implantação de uma rede operacional padrão para todas as UBSs estejam falando a mesma língua, com isso atendem com mais eficiência”.

A futura secretária de saúde do município finalizou destacando os desafios para gestão e reforçou o trabalho em conjunto que fará com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

“O que nós precisamos nesse momento é de união, independente do que aconteça. Nós temos uma pandemia a qual possui oscilações em seu quadro epidemiológico. Infelizmente, é uma situação sanitária que ainda não se tem uma expectativa para o fim, mas a gente acredita que com a vacinação em massa da população, nós consigamos, até o meio do ano, dar um ponto final nisso aí”.

O nome da médica Shádia Fraxe para a Semsa de Manaus foi anunciado pelo prefeito eleito David Almeida (Avante), no dia 22 de dezembro, em coletiva de imprensa. A médica é ainda economista, diretora financeira na empresa Instituto médico de Clínica e Pediatria do Estado do Amazonas (IMED-AM) e esposa do deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos).

News karol 2d8bdd38 ce99 4bb8 9b75 aaf1a868182f
Repórter de Cidades
Jornalista formada pela Uninorte. Apaixonada pela linguagem radiofônica, na qual teve suas primeiras experiências, foi no impresso que encarou o desafio da prática jornalística e o amor pela escrita.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.