Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
lan_amento_h1n10036__1__1463AD7D-6D69-4014-ABD9-A5CD8E118B43.JPG
publicidade
publicidade

SERVIÇO

FVS vai oferecer vacinas contra H1N1 no Shopping Sumaúma, neste domingo

Programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde também terá vacinas contra sarampo e ações de educação em saúde, com orientação aos pais e avaliação da caderneta de vacinação das crianças


06/04/2019 às 14:47

Com o tema “Vacinar é Proteger”, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) realiza, neste domingo (7/4), a partir das 14h, uma programação especial de saúde e bem-estar, no Sumaúma Park Shopping, na zona norte, das 14h às 21h. Durante o evento, alusivo ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril, haverá vacinação para o público-alvo da campanha contra H1N1 e sarampo, além de ações de educação em saúde, com orientação aos pais, avaliação da caderneta de vacinação das crianças, apresentação de fantoches e distribuição de material educativo.

“Essa é uma relevante ação de saúde, no momento em que estamos reforçando a importância da vacinação para a prevenção de doenças como a H1N1 e o sarampo. Temos outras vacinas disponíveis para variados tipos de doenças, e envolver a sociedade é importante para garantir que as metas de vacinação sejam alcançadas”, afirma o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

A ação acontecerá no espaço reservado no segundo piso do shopping, localizado na avenida Noel Nutels, 1.762, Cidade Nova. Segundo a coordenadora estadual de Imunização da FVS, Izabel Nascimento, exceto a vacina BCG, que o bebê recebe logo que nasce, todas as outras 18 vacinas ofertadas nas 1.555 salas de vacinas distribuídas na capital e interior seguem com coberturas abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde.

“O calendário vacinal contempla o esquema de vacinação para crianças, adolescentes e adultos. Ainda assim, nos últimos anos percebemos a diminuição da adesão, por isso precisamos promover espaços para divulgar que vacinar é a principal forma de prevenção dessas doenças”, ressaltou.

Izabel enfatiza que é importante levar a caderneta da criança para a ação. “Mediante a caderneta, a criança será avaliada pelos profissionais e, se necessário, serão feitas as devidas recomendações. Será a oportunidade de imunizar o público-alvo”, esclareceu.

Dia Mundial da Saúde 

 A data de 7 de abril foi estabelecida em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúdepopulacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

publicidade
publicidade
Interior do Amazonas vacinou 184 mil pessoas contra H1N1 até esta sexta-feira (5)
Amazonas inicia campanha contra H1N1 com 1,5 mil salas de vacinação em todo o Estado
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.