Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
mobilidade urbana

Nova Faixa Azul deve ser implantada do T3 até a avenida Constantino Nery

A medida é uma das alternativas da prefeitura para facilitar o acordo entres os sindicatos dos Rodoviários e do Sinetram e, consequentemente, pôr fim às paralisações no sistema de transporte coletivo



Capturar_2.PNG Avenida Torquato Tapajós deve receber nova Faixa Azul em 20 dias, de acordo com prefeito de Manaus, Arthur Neto (Antônio Menezes)
20/05/2016 às 11:30

Para facilitar o acordo entres os sindicatos dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Manaus (STTRM) e das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) e, consequentemente, por fim as paralisações no sistema de transporte coletivo, a Prefeitura de Manaus anunciou, na noite da última segunda-feira, às categorias algumas medidas. Entre elas, a implantação de uma nova Faixa Azul do Terminal 3, na Cidade Nova, até a avenida Constantino Nery.

De acordo com o prefeito Arthur Neto, a medida aumenta a velocidade dos ônibus, gerando economia e transportando mais pessoas. “O tempo de viagem vai cair em média de 1h10 para 50 minutos”, apontou, destacando que o prazo para conclusão da nova Faixa Azul, que será implementada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), é de 20 dias.

A implantação da Faixa Azul do sistema Bus Rapid System (BRS) ainda gera polêmica entre os manauenses, tendo em vista que nem todos os ônibus trafegam pela faixa esquerda, onde são utilizadas as plataformas. Isso acaba gerando lentidão no trânsito, pois a maioria dos coletivos transita pela faixa direita por não serem adaptados para o sistema BRS. “Para quem utiliza os ônibus articulados é ótimo, mas para quem é usuário de ônibus pequenos é muito ruim”, comentou a autônoma Nilza Gomes, 42.

Para ela, não será uma boa ideia implantar uma Faixa Azul na Torquato Tapajós. “Essa avenida já é uma loucura sem Faixa Azul imagina com essa Faixa Azul. Com certeza, o trânsito ficará muito carregado e nós que utilizamos os ônibus pequenos seremos os mais prejudicados, pois são poucos os ônibus que utilizam as plataformas. Pra mim ou deixa como está ou então coloca todos os ônibus para trafegar na Faixa Azul para não prejudicar também quem utiliza carro”, declarou.

Mas para o mecânico José Antônio Cardoso de Souza, 59, usuário da linha 640, a nova Faixa Azul deve melhorar a vida de quem utiliza os ônibus do sistema BRS como ele. Porém, conforme ele, será preciso haver fiscalização para que a medida funcione. “Vai ficar bom, pois a viagem terá duração menor, mas acho que o poder público tem que fiscalizar para que os veículos pequenos respeitem a Faixa Azul deixando-a livre para o transporte público”, pontuou.

Saiba mais

Além da nova Faixa Azul, que será implantada do Terminal 3 até a avenida Constantino Nery, o prefeito Artur Neto disse que vai aumentar a fiscalização na cidade para impedir que veículos clandestinos façam o transporte de passageiros ilegalmente, com ajuda da Polícia Militar (PM); e abrir um estudo para revisar as linhas de forma geográfica, adequando os itinerários.

Estudo sendo definido

O Manaustrans informou que o estudo de engenharia, relatórios e cronograma de implantação da nova Faixa Azul estão sendo definidos em reuniões realizadas pela diretoria de Engenharia do órgão. A SMTU, por sua vez, informou que a implantação de corredores exclusivos e semi-exclusivos para ônibus do transporte coletivo em Manaus constam nos estudos do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob).

Conforme a SMTU, as vias nas quais os ônibus estão utilizando as plataformas da Faixa Azul, a partir do T3 em direção ao Centro, são as avenidas Noel Nutels, Max Teixeira e Constantino Nery, essa última com a fiscalização em vigor aos condutores de veículos particulares que trafegarem pela faixa. Todas as vias onde a Faixa Azul já possui fiscalização (Constantino Nery e Mário Ypiranga), foi dado um prazo de 30 dias para divulgação e adaptação dos condutores antes do início da aplicação de penalidades.

O início desse prazo no trecho da Faixa Azul da Torquato Tapajós, que ainda não está em funcionamento, deverá ser divulgado posteriormente. E nos próximos dias, o Manaustrans deverá revitalizar a sinalização da Faixa Azul das avenidas Max Teixeira, Noel Nutels e Torquato Tapajós. 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.