Publicidade
Manaus
Manaus

Gerador 1 chega para compor nova termelétrica a gás Mauá 3

O gerador tem potência de 187,5 MW e pesa 238 toneladas. Quando pronta, a usina Mauá 3 terá capacidade suficiente para atender mais da metade da demanda da região metropolitana de Manaus 27/10/2013 às 20:43
Show 1
A operação aconteceu neste domingo (27) e contou com o contingente de aproximadamente 20 pessoas
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Assim como ocorreu há uma semana com a operação de transporte da turbina 1, agora foi a vez do gerador 1 ser deslocado e levado para o canteiro de obras da nova Usina Termelétrica Mauá 3 (UTE Mauá 3) que pertence à Eletrobras Amazonas Energia e está em construção no bairro do Mauazinho, na Zona Leste de Manaus.

A operação aconteceu na manhã de domingo (27) e contou com o contingente de aproximadamente 20 pessoas, entre elas, equipes das Polícias Rodoviária Federal e Militar, empresa de telefonia fixa, profissionais da empresa Andrade Gutierrez (construtora da usina) e técnicos da Eletrobras Amazonas Energia.

O gerador tem potência de 187,5 MW e pesa 238 toneladas. O equipamento veio da cidade de Charlotte, na Carolina do Norte (EUA), onde fica instalada a sede do fabricante. Junto com outros dois geradores e mais três turbinas pesando 200 toneladas cada, o equipamento será responsável por colocar em operação o ciclo simples (produção de energia elétrica a partir do gás natural) da nova termelétrica.

Tanto a turbina 1 quanto o gerador 1 estão previstos para serem instalados nas bases de sustentação da termelétrica nos próximos dias. A usina Mauá 3 fica localizada ao lado do parque energético de Mauá, no bairro Mauazinho. De acordo com a Eletrobras, a usina deverá contar com a primeira fase em operação a partir do segundo semestre de 2014.

A UTE Mauá 3 terá capacidade instalada de 583 MW e irá produzir energia a partir de 2.300.000 m3/dia de gás natural, proveniente da plataforma de Urucu, em Coari. Quando pronta, usina terá capacidade suficiente para atender mais da metade da demanda de energia elétrica consumida por Manaus e municípios conectados (Iranduba, Manacapuru e Presidente Figueiredo).

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade