Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020
QUERIDINHO DO PT

Gleisi Hoffmann aposta em José Ricardo como candidato à prefeitura de Manaus

Na eleição municipal de 2016, o PT perdeu 60,2% das prefeituras em comparação com 2012. Tinha 638 e ficou 254



z__670B3DD3-7844-488E-A315-91875FC71367.jpg Foto: Reprodução/Rarimar Portela
16/01/2020 às 08:21

O Partido dos Trabalhadores (PT) considera lançar o nome do deputado federal, José Ricardo, para a corrida eleitoral à Prefeitura Municipal de Manaus (PMM).

A presidente do diretório nacional do partido, que foi reeleita e assume nesta sexta-feira, Gleisi Hoffmann, defende o nome do deputado federal desde maio do ano passado. O PT tem interesse em lançar candidaturas próprias nas capitais e grandes cidades.



Na eleição municipal de 2016, o PT perdeu 60,2% das prefeituras, em comparação com 2012. Tinha 638 e ficou 254. 

Mesmo como pré-candidato forte, José Ricardo ainda não é o nome que consegue unir o diretório estadual do partido no Amazonas. Em entrevista ao jornal A CRÍTICA, o presidente do Comitê Estadual do PT, deputado Sinésio Campos (PT), afirmou que atualmente o partido não definiu um nome para concorrer ao executivo municipal. O deputado também disse que há três pré-candidatos.

“Para a capital, o PT ainda não decidiu nomes. O meu nome está sendo colocado como pré-candidato a prefeito, o José Ricardo e o Sassá da Construção Civil. O nome vai ser objeto de construção não somente dentro do partido, como também discutido com outros partidos que compõem a base de esquerda do país e aqui no Amazonas”, disse o presidente do diretório estadual do partido dos trabalhadores.

Sobre a informação que circula nos bastidores que o diretório nacional do PT deve definir, até esta sexta-feira, o nome do partido para a corrida municipal, o deputado desmente e diz que a posse do diretório nacional é que ocorre na sexta-feira.

“Não existe nome definido para esta sexta-feira. É posse do comitê nacional. É um evento festivo e é lá que vão ser escolhidos, ainda quais serão os membros da executiva, e suas devidas funções. A discussão vai acontecer lá, não procede que no dia 17 vai ocorrer a escolha de candidatos”, declarou.

Expectativa para 2020

De acordo com o deputado federal José Ricardo (PT), por causa da sua votação expressiva na eleição geral de 2018, Gleisi Hoffmann considera o seu nome como favorito à indicação do partido.
O deputado pondera que sem o fechamento do calendário partidário os nomes colocados ainda são indefinidos.

“A presidenta avalia a densidade eleitoral dos nomes, e ela já avaliou que devido a minha eleição para deputado federal ter sido muito bem votado na capital o meu nome seria naturalmente mais forte para esta indicação".

Otimismo

O calendário eleitoral está em aberto, então nenhum lugar do Brasil tem candidato confirmados oficialmente. São nomes colocados em cada capital e estado e, assim que fechar o processo interno, serão confirmados os nomes.

Apesar da derrota significante nas eleições municipais de 2016, quando o partido perdeu mais da metade dos municípios que governava, José Ricardo diz estar otimista para a eleição municipal deste ano. 
“Acho que vai ter resultados melhores do que em 2016. Nas pesquisas, na melhor avaliação em termos de qualquer pesquisa que avalia partido político, em primeiro lugar está o PT. O PT em eleição municipal tem muita experiência por conta dos vários projetos que conseguiu implementar em várias administrações ao longo da história. Acredito que as candidaturas vão ser muito beneficiadas por essa experiência, pelos programas sociais que o partido implementou no Governo Federal e municipais”, disse.

Lula

Sobre o apoio do ex-presidente Lula a sua eventual candidatura, José Ricardo diz que os eventuais candidatos que se colarem ao lado do presidente Bolsonaro se prejudicarão. “Hoje quem mais prejudica o Brasil é o Bolsonaro, se alguém estiver colado ao Bolsonaro, principalmente um trabalhador desempregado, uma pessoa que queira se aposentar, um funcionário público, uma pessoa que está sem casa, vai perder muito politicamente. Quem estiver do lado de um presidente que é considerado o melhor da história do Brasil, o presidente que mais investiu no Amazonas e que cuidou do povo do Amazonas e de Manaus com certeza vai ter um grande ganho”, avaliou, referindo-se ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após a confirmação de um nome, o comitê estadual do partido dos trabalhadores pretende iniciar a costura de apoio com as legendas de esquerda do cenário político local. 

*Por Jeferson Ramos, especial para A Crítica

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.