Publicidade
Manaus
TRECHOS

Governador do AM anuncia para setembro fim de algumas obras viárias em Manaus

Etapa de obras na avenida das Flores e na duplicação da AM-070 serão entregues em setembro, anuncia governador David Almeida 15/05/2017 às 19:38 - Atualizado em 15/05/2017 às 20:00
Show gilson
Foto: Gilson Mello
Paulo André Nunes Manaus (AM)

Em sua segunda semana como chefe do Executivo, o governador do Estado, David Almeida, anunciou novidades sobre importantes obras viárias na cidade de Manaus, visando a melhoria do trânsito na capital, e também para o interior.

Na última segunda-feira (15), ele esteve no trecho do canteiro de obras da avenida das Flores, dando ordem de serviço para a conclusão do trecho que compreende a avenida Timbiras a Santa Etelvina. Previsto para ser finalizado em setembro, o novo eixo viário ligará as Zonas Norte e Leste, em 17 km de extensão. O objetivo é diminuindo distâncias, o consumo de combustível e o tempo em trânsito.

“Nós não temos tempo a perder. Vamos dar segmento ao cronograma. Nosso período de administração é curto, mas nós queremos fazer do êxito e da eficiência as marcas do nosso governo”, declarou ele.

Com base nas informações da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), a Avenida das Flores é o prolongamento da Avenida Governador José Lindoso, conhecida como Avenida das Torres e está dividida em quatro trechos. Destes, dois já estão em pleno funcionamento: a Avenida das Torres, com 6,2 km, considerado o trecho 1; e os primeiros 6,5 quilômetros do trecho 4, ligando a Avenida 7 de Maio, no bairro Santa Etelvina, ao quilômetro 19 da rodovia AM-010 (Manaus/Itacoatiara). Com investimento de R$ 244,4 milhões, a das Flores possuirá 11,1 km de extensão mais os 6,2 km da Avenida das Torres (considerada como o trecho 1), e será o maior corredor de ônibus de Manaus. A Avenida das Torres abrange os bairros do Coroado, Aleixo e Cidade Nova 1.

Almeida anunciou que amanhã estará assinando a ordem de serviço para a conclusão das obras de duplicação da AM-070, no trecho até a ponte do rio Ariaú. Serão 36 quilômetros de extensão, e o organograma da construtora assegura que essa obra viária estará entregue à população em setembro.

“Estamos iniciando, hoje (ontem), executando um cronograma de trabalho que já foi feito anteriormente. As máquinas já estão aí. O planejamento é que nós possamos lá da avenida Timbiras até o Santa Etelvina, interligando até a AM-010, entregar a avenida das Flores. Vão ficar pendente, ainda, as passagens de nível aqui da avenida Margarita e da Noel Nutels. Buscamos soluções rápidas para que possamos beneficiar a população da cidade de Manaus e  do Estado do Amazonas”, comentou ele.

Igarapés

A agenda do governador também contou com uma visita ao igarapé da Magalhães Barata, entre Crespo e São Lázaro, na Zona Sul. Segundo informações da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), ele determinou que o secretário de Obras, Américo Gorayeb, inicie estudos, licitação, limpeza e os trabalhos de dragagem para pôr fim a problemas de alagações nessa região. Almeida também esteve no Prosamim do Igarapé do Quarenta, na área entre as avenidas Maués e Silves, onde anunciou que, em 45 dias, iniciarão as desapropriações para obras no local.

Plano para Saúde sai amanhã

O governador  David Almeida (PSD) confirmou que  lança amanhã o Plano Emergencial na Saúde que  buscará mecanismos para diminuir filas para cirurgias, exames, consultas e abastecimento de medicamentos.

“Precisamos dar as condições necessárias para que o servidor motivado possa exercer plenamente o seu papel para beneficiar a população. Vamos, dentro de um cronograma, trabalhar essas questões que estão atrasadas e, assim, tranquilizar os servidores”, destacou

David Almeida ressaltou que a saúde é um dos grandes desafios do seu governo e que, por isso, nomeou como novo secretário de Estado da Saúde (Susam) o administrador hospitalar Wander Alves, ex-diretor do Hospital Adventista, em Manaus.

Reino terá nova quadra para o Carnaval de 2017

A quadra de ensaios da escola  de samba Reino Unido da Liberdade vai finalmente sair do papel, e já para o Carnaval 2018 deverá estar funcionando para a alegria dos torcedores e simpatizantes da atual campeã da folia amazonense. A informação é do atual presidente da agremiação, ao comentar sobre o anúncio do Governo do Estado, por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em retomar as obras do local verde e branco localizado na alameda São Pedro, bairro Morro da Liberdade.

A obra é feita a partir de convênio do Estado com a escola, num sonho antigo da comunidade que realiza os ensaios na acanhada quadra situada no mesmo local há 33 anos - a escola tem 36 de fundação. A contrapartida da Reino Unido é de 10% do custo de construção. “Já teremos essa nova quadra para o Carnaval de 2017. Ela terá capacidade para 4 mil pessoas no salão, tendo mais 20 camarotes para 30 pessoas cada, além de 8 salas de aula para as atividades das 300 crianças do Instituto Reino do Amanhã. Dessa forma, a escola de samba sai da rua e dá conforto aos moradores”, disse Jairo de Paula Beira-Mar, presidente da Reino.

Publicidade
Publicidade