Publicidade
Manaus
Prevenção

Governo distribui 15 mil preservativos no ‘esquenta’ da Parada do Orgulho LGBT

Também serão distribuídos gel lubrificante e realizados 200 testes rápido de HIV durante o “esquenta”, que acontece no próximo domingo (28), na rua José Clemente, Centro 25/08/2016 às 14:22
Show banda de ipanema   foto alexandre macieira riotur
A 16ª Parada o Orgulho LGBT acontece oficialmente no dia 5 de novembro (ABr/Alexandre Macieira/Riotur)
acritica.com

A Secretaria Estadual de Saúde (Susam), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vai distribuir 15 mil preservativos masculinos, dois mil femininos, gel lubrificante e folders educativos durante o “esquenta” da 16ª Parada do Orgulho LGBT, neste domingo (28), na rua José Clemente, Centro, a partir das 17h. Além disso, o ônibus do projeto “Viva Melhor Sabendo”, estará no local realizando 200 testes rápido de HIV.

De acordo com a coordenadora estadual de DST/AIDs e Hepatites Virais, Silvana Lima, equipes estarão percorrendo o evento, orientando os participantes sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis e distribuindo os preservativos e gel lubrificante. O ônibus do projeto “Viva Melhor Sabendo” estará no “esquenta” da parada realizando testes rápidos de HIV por meio do fluído oral. A expectativa da organização é que cerca de 2 mil pessoas participem do evento.

Segundo a presidente da Parada LGBT Manaus, Bruna La Close, durante o “esquenta” serão arrecadados alimentos não perecíveis, que serão doados ao Centro de Convivência Dom Jackson Damasceno, que presta assistência a pessoas com HIV/AIDS. A ação no “esquenta” é realizada pela Coordenação Estadual, que é vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD).

O evento tem a parceria do Núcleo de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fórum LGBT, Defensoria Pública, Ouvidoria, Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh),  Secretarias Estadual e Municipal de Educação, Secretaria de Segurança Pública,  Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Boates Club TS e Cabareth Night Club.

Parada LGBT

A 16ª Parada o Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros) vai acontecer oficialmente no dia 5 de novembro, em local ainda não confirmado. Segundo a coordenadora estadual de DST/AIDs e Hepatites Virais, Silvana Lima, as ações educativas também serão realizadas na Parada LGBT, onde serão distribuídos 100 mil preservativos.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade