Quinta-feira, 14 de Novembro de 2019
Manaus

Governo do AM e servidores do Hemoam decidem realizar novas eleições na instituição

A eleição deverá ser realizada de maneira a formar uma lista tríplice, que será submetida ao Governo do Estado para escolha do novo diretor



1.jpg Acordo vem depois do protesto de cerca de 500 funcionários do Hemoam, realizado nesta manhã contra anulação do pleito anterior
29/12/2014 às 16:24

O governador José Melo, o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, e representantes da Associação de Servidores da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), decidiram nesta segunda-feira (29), de comum acordo, que o atual diretor da instituição, Nelson Fraiji, que encerra a gestão no final deste mês, terá o mandato prorrogado por 90 dias, período durante qual será realizado novo processo eleitoral.

A eleição deverá ser realizada de maneira a formar uma lista tríplice, que será submetida ao Governo do Estado para escolha do novo diretor, como estabelece a Lei Delegada que rege a fundação. O governador assumiu o compromisso de nomear o primeiro colocado da lista tríplice.



A eleição para a presidência da FHemoam, realizada no mês de outubro, foi anulada pelo Governo do Estado, ao constatar indícios de irregularidades. Após análise do recurso do candidato que ficou em segundo lugar, a Assessoria Jurídica da Susam deu pareceu favorável ao cancelamento e encaminhou para apreciação da CGE, que também orientou para a nulidade do processo, que não obedeceu os trâmites estabelecidos pela Lei Delegada que rege a instituição.   

A Susam ressalta que a anulação da eleição tem o objetivo, tão somente, de resguardar a instituição, para que o processo seja transparente e democrático. O assunto entrou na pauta de Melo e Alecrim nesta segunda-feira após aproximadamente 200 funcionários da fundação protestarem em frente ao palácio do Governo pela manhã contra a anulação da eleição para presidência da instituição.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.