Sexta-feira, 03 de Julho de 2020
OBRAS ENTREGUES

Governo do AM inaugura nova etapa do Prosamim no bairro Presidente Vargas

Obras irão beneficiar cerca de 500 famílias que vivem na região, com novo sistema de saneamento básico e mobilidade urbana



f0d5fb79-9287-40a7-a8e9-345ea2cf7732_380CF8B5-A2CC-4AD5-B640-F65A25903F0F.jpg Foto: Jair Araújo
04/06/2020 às 11:50

Cerca de 500 famílias que vivem no bairro Presidente Vargas, Zona Sul de Manaus, serão beneficiadas com novo sistema de saneamento básico e mobilidade urbana com a entrega das obras da terceira etapa do Programa Social e Ambiental de Recuperação dos Igarapés de Manaus (Prosamin) na Bacia do São Raimundo.

Com investimentos de R$ 137,8 milhões, a iniciativa contempla a ligação entre as ruas Kako Caminha e Luiz Antony, agilizando o fluxo de veículos perto do Terminal de Ônibus 1, na Constantino Nery; seis estações elevatórias de esgoto, com extensão de 24 quilômetros, que serão administrados pela empresa Manaus Ambiental; três espaços comunitários com quadra e academia, além de ciclovia.



“Conversei com moradores para saber dos sentimentos deles e quais melhorias poderíamos fazer. Conversei com uma senhora de 89 anos de idade que mora aqui há muito tempo e convivia com a falta de esgotamento sanitário, não havia uma via digna que ela pudesse acessar para chegar à porta de casa”, relatou o governador Wilson Lima, durante cerimônia da entrega da obra realizada na manhã desta quinta-feira (4) no Parque Castelhana, que integra a nova ligação viária.


Obras fazem parte da 3ª etapa do Prosamim na Bacia do São Raimundo. Foto: Jair Arauújo

“Gostaria de reforçar um pedido aos moradores: que sejam fiscais. Que não haja depredação, pichação ou vandalismo. A depredação não é um problema exclusivo do governo, mas da comunidade também”, ressaltou Lima.

O processo de negociação de créditos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), órgão que fornece os recursos para o Prosamin, teve de ser retomado após suspensão devido à pandemia de Covid-19.

“Esta obra tem tudo a ver com saúde. Quase 3 mil pessoas estão sendo assentadas e mais de 100 mil receberão coleta de esgoto”, frisou Marcellus Campêlo, secretário executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e secretário executivo da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra). “Cada 1 real investido aqui gera economia no tratamento de doenças de veiculação hídrica”.

Todas as obras do Governo do Amazonas dispõem de uma placa com QR Code pelo qual a população poderá acompanhar, via celular, os custos e o andamento dos serviços, bem como a situação das áreas antes e depois das intervenções.

News d amorim 845c88c9 db97 48fa b585 f1c0cb967022
Repórter de Cidades
Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Além de A Crítica, já atuou em uma variedade de assessorias de imprensa e jornais, com ênfase na cobertura de Cidades e Cultura.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.