Publicidade
Manaus
OBRAS

Governo do AM nega que exista duplicidade de obras no sistema viário de Manaus

Secretarias estaduais informaram que todos os trabalhos estão documentos e com registros de imagens das condições de cada via antes, durante e depois do recapeamento asfáltico 31/08/2018 às 17:07
Show governo 14bc0202 e913 4f9e 8b5b e8b1cb29158f
Foto: Bruno Zanardo/Divulgação
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana (SRMM) e a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) informam que não há sobreposição de serviços de recuperação do sistema viário de Manaus, que está sendo executado desde o último dia 16 de agosto. Segundo os órgãos, em comunicado enviado à imprensa nesta sexta-feira (31), todo o trabalho realizado até o momento, nas 25 frentes de trabalho em curso, está documentado e com registros de imagens das condições de cada via antes, durante e depois do recapeamento asfáltico.

O posicionamento do Governo do Amazonas vem após denúncia realizada pela Prefeitura de Manaus em representação apresentada ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) no último dia 29.  Ainda sobre o caso, o secretário estadual de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manas, vice-prefeito licenciado, Marcos Rotta, afirmou que não há qualquer prejuízo ao erário público relativo à execução das obras nas ruas da capital, onde a SRMM atua respaldada por sua competência legal, descrita no artigo IV do Capítulo II do Decreto 36.191/2015, que estabelece as competências e finalidades da pasta.

“Posso afirmar com toda a tranquilidade e responsabilidade que não há duplicidade de trabalhos de recuperação das ruas de Manaus. As equipes de obras só entram em campo depois que uma equipe de engenheiros atesta a necessidade de intervenção”, afirmou Rotta, ao destacar que a SRMM, bem como a Seinfra, estão à disposição dos órgãos de controle para apresentar qualquer esclarecimento necessário.

Rotta ressaltou que o projeto básico de recuperação do sistema viário, que foi elaborado há quatro meses para ser licitado, elencou vias que até aquele momento necessitavam de recuperação. “Se neste momento de execução, encontrarmos vias que já recebem serviços do Município, a via será retirada da programação de investimentos do Governo”, frisou.

O secretário estadual de Infraestrutura, Oswaldo Said, destacou que a Seinfra, como órgão responsável pela fiscalização dos trabalhos de recuperação do sistema viário da capital, está com engenheiros acompanhando a execução da obra e dispõe de relatório detalhado, que também está à disposição para consulta.

Obras avançam

O Governo do Amazonas investe R$ 146,1 milhões na recuperação do sistema viário de Manaus, que já recebe intervenções em 25 frentes de obras em 17 bairros das zonas Norte, Leste, Sul, Centro-Oeste e Oeste. Além de melhorar a mobilidade urbana, beneficiando moradores e as condições de deslocamentos da polícia, bombeiros e ambulâncias, os trabalhos executados até aqui estão gerando 1.300 empregos diretos e indiretos. De acordo com Rotta, cerca de 450 trabalhadores que estão nas obras estavam desempregados.

Os bairros beneficiados até o momento em Manaus são: Jorge Teixeira, João Paulo, Armando Mendes, Nova Esperança, Redenção, Cidade de Deus, Alvorada, Ponta Negra, Bairro da Paz, Colônia Antônio Aleixo, Colônia Terra Nova, Monte Pascoal, Crespo, São Lázaro, Aliança com Deus, Compensa e Nova Cidade.

Publicidade
Publicidade