Domingo, 19 de Maio de 2019
PROFESSORES

Governo do AM faz nova proposta de 15,53% de reajuste salarial aos professores estaduais

Secretário de Estado de Educação, Lourenço Braga, prometeu também manutenção do plano de saúde e aumento do vale alimentação em 95%



show_show_manifesta__o_professores_2.JPG
Foto: Divulgação
04/04/2018 às 16:31

O secretário estadual de Educação (Seduc), Lourenço Braga, anunciou uma nova contraproposta de reajuste salarial aos professores estaduais em greve do Amazonas. Segundo ele, o Governo do Estado se dispôs a pagar 15,53% de aumento nos salários da categoria, manutenção do plano de saúde e aumento do vale alimentação em 95%.

“Chegamos ao limite que podemos reestabelecer aos professores. Garantimos cumprimento da data base, do resgate de inflação de 2018 e 2015. Chegamos a 15,53% em 2018. Com a garantia de que em 2019 não ficará parada a inflação. Chegamos ao limite absoluto com a responsabilidade para não ultrapassar o limite de 49% de gastos que limita a lei de responsabilidade”, afirmou Lourenço.

O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (4) na sede da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), no bairro Japiim, Zona Sul. Agora, resta à categoria de professores decidir se aceita ou rejeita a proposta e, assim, se continua ou encerra a greve, que já passa de duas semanas. Inicialmente, os professores pediam reajuste de 35% nos salários.

Escalonamento

A proposta do Governo do Amazonas é de um pagamento escalonado. Dos 15,53% de reajuste, 7,41%, referentes às datas-bases dos anos de 2018 e 2017, passariam a valer a partir do dia 1º de maio. Já os 8,2%, referentes ao ano de 2015, passariam a ser pagos em  1º de setembro.

A proposta agora será avaliada pelos representantes da categoria. "Nós iremos reunir o comando de greve para analisar as propostas do governo e de imediato iremos reunir assembleia para definir se vamos suspender a greve, ou se vamos rejeitar a proposta e manter a greve”, afirmou Cleber Ferreira, secretário de organização do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam). 

*Mais informações em instantes


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.