Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
IMG0017291949.JPG
publicidade
publicidade

IMPOSTOS

Governo do Estado vai perdoar juros e multas de quem deve IPVA, ICMS e ITCMD

O prazo para aderir ao programa de anistia aos impostos vai até o dia 31 de maio e serve para débitos em aberto até dezembro de 2016


06/04/2017 às 15:27

O Governo do Amazonas anunciou, nesta quinta-feira, que dará anistia de 100% dos juros e multas para os débitos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD) dos contribuintes.

O prazo para aderir ao programa é até o dia 31 de maio. Com a medida, a estimativa da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) é arrecadar com o programa, cerca de R$ 80 milhões. De acordo com o secretário da Fazenda, Jorge Jatahy, a anistia é uma oportunidade para o contribuinte regularizar seus débitos constituídos até dezembro de 2016. “Os contribuintes que possuem dívidas antigas, incluindo aquelas ajuizadas em cobranças administrativas, judiciais e extrajudiciais podem quitá-las sem quaisquer ônus”, afirmou.  

A partir de agora, as empresas amazonenses que optarem pela liquidação dos débitos fiscais em parcela única ficarão isentas de 100% de juros e multas. Na prática, o Fisco estadual perdoará os acréscimos moratórios da dívida, desde que o pagamento dos débitos seja feito integralmente.

“A iniciativa visa dar oportunidade para os devedores contribuintes regularizarem sua situação. Só estamos anistiando a multa e os juros. O principal da dívida não foi alterado”, reforçou o secretário.

Para se regularizar, o contribuinte deve emitir a guia de pagamento à vista no site da Sefaz (www.sefaz.am.gov.br), para débitos em cobrança administrativa. Os débitos de ICMS inscritos em dívida ativa devem ser emitidos diretamente do DT-e, já IPVA e ITCMD somente na Procuradoria Geral do Estado (PGE), para cobrança judicial e extrajudicial mediante entrega da documentação. 

publicidade
publicidade
Bolsonaro diz que governo estuda reduzir impostos de empresas
Delegacia Fazendária apura sonegação de impostos de empresas no Amazonas
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.