Terça-feira, 25 de Junho de 2019
SEGURANÇA

Governo Federal prorroga permanência da Força Nacional por mais 90 dias

A medida acontece após um massacre culminar na morte de 55 presos em diferentes unidades penitenciárias de Manaus. O prazo começa a ser contado na próxima terça-feira (11)



agora_for_a_994F07A0-2ABF-4881-A18B-5467E325259A.JPG Foto: Winnetou Almeida
07/06/2019 às 10:08

A Força Nacional vai permanecer no Amazonas por mais 3 meses, segundo uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública publicada nessa quinta-feira (6) no Diário Oficial da União (DOU). A determinação do Governo Federal acontece após um massacre culminar na morte de 55 presos, de diferentes unidades prisionais de Manaus, no mês de maio deste ano.

Conforme a portaria de Nº 578, a Força Nacional de Segurança Pública no Estado deve atuar nas ações de policiamento ostensivo, na modalidade de patrulhamento motorizado, no perímetro externo das unidades prisionais do Sistema Penitenciário do Amazonas. No documento, o Governo Federal determina que as atividades durem por mais de 90 dias, a contar da próxima terça-feira (11).

A portaria também destaca que a operação terá o apoio logístico do Governo do Estado, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional. Não é informado no documento o número do contingente que será disponibilizado nas atividades do Amazonas, mas a União afirma que obedecerá o planejamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O prazo de permanência da Força Nacional no Estado pode ser prorrogado. A renovação deve ser solicitada pelo Governo do Amazonas.

Comissão

Para elucidar e punir os responsáveis pelas mortes nas unidades prisionais, a Polícia Civil do Amazonas criou uma comissão para investigar os casos. A portaria foi assinada pelo delegado-geral Lázaro Ramos, na última sexta-feira (31).

O inquérito será presidido pelo delegado Tarson Yuri Silva Soares e composto pelos delegados Rodrigo Luiz Santoro Franco Azevedo, Mauro Soares Santos, Mário José Silvio Júnior e pela escrivã Stelyane da Silva Salvador.

Massacre em 2019

O massacre no Amazonas aconteceu entre os dias 26 e 27 de maio. Entre domingo e segunda, foram 55 mortes no sistema prisional do Amazonas, sendo 15 no domingo, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, e mais 40 na segunda, em quatro unidades de Manaus.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News amanda00 fbdf33e9 57d8 4f3d 9b50 fe9771f08596
Repórter de A Crítica

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.