Publicidade
Manaus
MEDIDA

Governo do Amazonas oficializa promoção de 1,9 mil policiais militares e bombeiros

De acordo com o secretário Walter Cruz, as promoções estão dentro do cronograma regular, iniciado em agosto, e fazem parte das metas de implementação do programa GuardiAM 24 horas 21/09/2018 às 17:35 - Atualizado em 21/09/2018 às 20:20
Show promolima 9f8ce535 8241 408c ad70 05c88ce70a5d
(Foto: Antônio Lima)
Silane Souza Manaus

Mil e novecentos militares, sendo 1.642 policiais e 258 bombeiros foram promovidos pelo Governo do Amazonas, Amazonino Mendes. O anúncio foi feito, na tarde desta sexta-feira (21), em coletiva de imprensa, pelo secretário extraordinário, Walter Cruz, o secretário de Segurança Pública, Anézio Paiva, e o chefe da Casa Civil, Arthur Lins. O ato de promoção de carreira foi assinado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus. 

De acordo com o secretário Walter Cruz, as promoções estão dentro do cronograma regular, iniciado em agosto, e fazem parte das metas de implementação do programa GuardiAM 24 horas, que tem por finalidade reduzir índices de criminalidade e trazer a tranquilidade pública, utilizando como ferramenta essencial a consultoria internacional da Giuliani Security Safety (GSS). “Grupos multidisciplinares vão prospectar dados em todas as polícias e, com isso, buscar subsídios para formatar projetos que possam atingir essas instituições policiais melhorando o desempenho do policial na rua e também o atendimento a sociedade”, explicou.

O secretário Anézio Paiva, por sua vez, destacou que com as novas promoções, o governo estadual contabiliza 7.973 policiais militares promovidos desde outubro de 2017, resolvendo todo o passivo de pendências de avanço na carreira dos servidores da categoria. Ele ressaltou, porém, que o governo não está concedendo promoção, mas reconhecendo o policial e o bombeiro, o que não vinha sendo feito há três anos. “Hoje é um dia de festa, de valorização do nosso policial e bombeiro. Promoções é uma evolução na carreira, é direito e dever do policial e bombeiro militar, mas não vinha acontecendo desde 2015”, declarou.

Para o comandante geral da Polícia Militar, Cláudio Silva, com o reconhecimento da sociedade, pro meio do governo, com certeza os policiais vão continuar fazendo trabalho de excelência, que eles tem feito, principalmente agora com as novas estratégias do GuardiAM 24 horas. “Nós já começamos a atuar através da integração, trabalhando em conjunto: Polícia Militar, Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran (Departamento Estadual de Trânsito), com apoio do Departamento de Polícia Técnico Científica”, revelou, esclarecendo que os critérios para a promoção foram antiguidade e merecimento. 

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, Mauro Freire, frisou que a promoção representa um avanço a categoria e agradeceu ao governo por, mais uma vez, cumprir com a palavra de promover os bombeiros. “O Corpo de Bombeiros está em festa porque, como foi falado, nós temos uma carreira a seguir e receber esse conhecimento é importante para que conseguimos alcançar mais famílias”, apontou

Do Corpo de Bombeiros, estão sendo promovidos 258 bombeiros. De outubro para cá, o número de promovidos totaliza 642 militares.

As promoções da Polícia Militar atendem todas as patentes. A maior parte das promoções é para praças, com 1.575 policiais militares. Ao todo, 67 oficiais estão sendo contemplados com a progressão da carreira. Conforme dados do Comando da Polícia Militar, um oficial está sendo promovido a coronel.

Publicidade
Publicidade